quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Trilhos seculares - Da Portela do Homem ao Ramisquedo


Foi um dia de Outono com traços de Verão de S. Martinho que nos recebeu no Parque Nacional da Peneda-Gerês. O frio da manhã rapidamente deu lugar a um calor confortável que nos acompanhou ao longo de toda a jornada que nos levou até ao Ramisquedo. Este é um percurso que se faz sem dificuldade após superar o ligeiro declive após a Portela do Homem.

Acompanhando o estradão florestal, passamos Calvos em direcção ao Cortado do Calvo e depois seguimos pela Chã. O velho estradão, que em tempos deveria ligar Vilarinho da Furna à Portela do Homem, viu a sua construção ficar a meio prestes a entrar nos terrenos daquela aldeia. Mais tarde viria a barragem que iria submergir o comunitarismo peculiar existente no sopé da Serra Amarela. O estradão é hoje uma cicatriz na montanha que aos poucos e poucos vai retomando o que lhe pertence. Quando termina o estradão, confiámos nas mariolas para nos levar à Cruz do Touro ou ao Ramisquedo, à sombra das antenas do Muro na Louriça. O Ramisquedo «marca a fronteira» do precioso Vale do Rio Cabril que se estreita para a albufeira do Lindoso. Na sua outra vertente, a paisagem dobra-se entre currais e pequenos carvalhais que escondem os segredos de paisagens quase selvagens que abrigam a fauna e a flora que caracteriza aquelas paragens.

No regresso uma paragem por entre as cores quentes da Albergaria e da Portela de Leonte para registar os dias efémeros do Outono.

Algumas imagens do dia...

































Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: