terça-feira, 3 de setembro de 2013

O Gerês arde perto dos Carris


Um incêndio com duas frentes lavra perto das Minas dos Carris, Serra do Gerês.

No sítio da Protecção Civil surge a informação de que um incêndio foi declarado às 06:36 em Curral, Campo do Gerês, localizando o incêndio tal como surge na seguinte imagem...
Ora, esta localização está totalmente errada e não corresponde à verdade! Aliás, esta é já a segunda vez num espaço de poucos dias que a Protecção Civil emite informações erradas relativamente a ocorrências de incêndios dentro do perímetro do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Por outro lado, a informação sobre o início deste incêndio terá surgido pela primeira vez por volta das 00:00 do dia 3 de Setembro.

As imagens seguintes mostram a localização relativa da nuvem de fumo resultante deste incêndio em relação ao Cabeço do Cantarelo vista desde a Varziela...


Assumindo que a informação da Protecção Civil possa ter alguma utilidade na localização do incêndio e tendo-se referido a 'Curral, Campo do Gerês', tendo por base as imagens em cima e traçando uma linha imaginária desde Varziela passando pelo Cantarelo, o incêndio ocorre no Curral das Abrótegas ou no Curral de Lamas de Homem, que se localizam na freguesia do Campo do Gerês.

O quadro seguinte mostra a informação sobre os meios a operar nesta ocorrência...

As imagens mostram a chegada do helicóptero e dos dois aviões anfíbios vistos desde os terrenos do Mourinho...


A situação operacional às 15:25...
Fotografias: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Rui C. Barbosa disse...

Os comentários para o blogue Carris são moderados. Os comentários anónimos não serão publicados.