quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Opção? Deixar arder...


Sabemos que o incêndio consumiu parte da Área de Protecção Total da Zona de Ambiente Natural do Parque Nacional da Peneda-Gerês, nos dias 2, 3 e 4 de Setembro.

Sabemos que a zona é de difícil acesso por opção do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Sabemos que os bombeiros não podem fazer mais em tais circunstâncias e que demora pelo menos duas horas de caminhada entre a Portela do Homem e a zona do incêndio.

A opção? O jornal Público explica em poucas palavras aqui; resumindo "Os operacionais para chegarem ao locais têm de andar várias horas a pé ou são deixados por meios aéreos, pelo que quando anoiteceu foram retirados por helicópteros e a opção passou por deixar a zona arder e retomar os trabalhos de manhã." A opção passou por deixar arder uma parte da Área de Protecção Total da Zona de Ambiente Natural do Parque Nacional da Peneda-Gerês!!

Esta não terá sido certamente uma opção fácil principalmente por parte das pessoas que conhecem a zona em questão. Caso o caminho estivesse minimamente transitável, o ataque inicial ao fogo ter-se-ia feito muito mais cedo evitando assim a catástrofe que mais uma vez se abateu sobre o PNPG.

Viva o Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês!!!

Sem comentários: