terça-feira, 3 de setembro de 2013

O que se perdeu hoje na Serra do Gerês?


Por detrás daquilo que a Protecção Civil e o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) querem esconder em relação ao incêndio que hoje consumiu parte do nosso único parque nacional, está uma verdadeira tragédia, mais uma que afecta esta área protegida e que deveria pôr os seus responsáveis e o governo a pensar que futuro querem para o PNPG.

Neste dia, ter-se-á perdido uma importante parte da Área de Protecção Total no topo do Vale do Homem abrangendo o Outeiro do Pássaro, Curral das Lamas de Homem, Curral das Abrótegas, Salto do Lobo, Lamas da Carvoeirinha, Corga da Carvoeirinha, Carris, parte da área da Amoreira, parte da Corga dos Salgueiros da Amoreira, Outeiro Redondo, Águas Chocas, com o incêndio possivelmente a atingir Cidadelhe e os Cocões do Concelinho.

Tal como já havia acontecido perto da Calcedónia e nas encostas dos terrenos de Fafião, esta é agora uma paisagem transformada e seguramente desolada.

Que protecção tem o PNPG? Esta área protegida cada vez regride mais em termos de equipas de sapadores, não conseguindo garantir elementos para fazer prevenção ao contrário do que se quer fazer querer. Que vigilância existe no PNPG? Será que existem equipas de vigilância tal como é estipulado no Plano Operacional do PNPG? Porque é que estes e outros problemas são completamente sonegados pelas instituições responsáveis?

2 comentários:

Diogo Oliveira disse...

Boa noite Rui,

Antes de mais permite-me que te felicite pelo trabalho que tens feito não só em relação a Carris, mas a todo o parque.

Escrevo-te para te perguntar em que estado está a paisagem do trilho das Minas, pois tenho uma saída programada para dia 29 de Setembro para esse local e não me está a agradar a situação dos incêndios. Vou fazer reconhecimento durante o próximo fds. Se me puderes, comunica alguma coisa.

Obrigado.

Um abraço montanheiro

Rui C. Barbosa disse...

Olá Diogo!

A informação que tenho não é muita, mas parece-me que toda a zona a partir do Teixo e Águas Chocas até à subida final para as minas (a Corga da Carvoeirinha) parece ter sido afectada pelo incêndio. Assim, a paisagem será muito diferente da que estamos habituados.

Abraço!