quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Trilhos seculares - De volta pelo Mourinho


Foi a primeira caminhada de Outono e a meteorologia pôs-se a jeito apesar de ainda permanecer um dia seco e com algum calor à mistura.

O percurso já não era novo, mas abriu a oportunidade de se fazer vários percursos nos próximos dias, assim a meteorologia o permita!

Saída de S. João do Campo do Gerês em direcção ao Prado do Gamil. Pelo caminho foi possível atestar o excelente trabalho que as gentes desta aldeia estão a fazer em relação à conservação dos seus seculares caminhos de montanha (à imagem do que já foi feito pela vezeira de Fafião e pela vezeira de Vilar da Veiga). Este é um trabalho muito importante na conservação deste património e que vem favorecer aqueles que caminham pelo parque nacional.

Depois de passar o Prado do Gamil (que em breve terá novidades por lá...), seguimos em direcção ao Pé de Cabril. Não chegamos a ir ao seu topo (até porque o vento soprava já forte àquela altitude) e o horizonte era curto devido ao nevoeiro que ia lambendo a serra. Deixando o imenso colosso granítico para trás, rumamos em direcção à Portela do Confurco, Cancelo e depois Curral do Marinho, seguindo de seguida até ao Curral de Varziela onde fizemos uma paragem técnica antes de descer a Costa de Varziela até ao Rio Maceira para um cafézito. O regresso ao ponto de partida foi feito através da Geira Romana e seguindo por parte do Trilho da Águia do Sarilhão.

Algumas imagens do dia...






























Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: