domingo, 9 de junho de 2013

"Já não temos desculpas para entrarmos às cegas no Parque Nacional do Gerês"


Um notícia do PÚBLICO: "Já não temos desculpas para entrarmos às cegas no Parque Nacional do Gerês"

Alguns comentários depois de ler a notícia do jornal PÚBLICO... começo logo pela designação do parque nacional, pois é um erro muito comum. Este não se chama "Parque Nacional do Gerês", mas sim "Parque Nacional da Peneda-Gerês" (felizmente, não se usou o 'Peneda do Gerês', menos mal!)

Do texto retiro uma frase que merecem uma análise e que diz o seguinte "E os amantes da Natureza podem explorar as áreas mais profundas do parque, dentro das regras fixadas." Ora, isto só pode ser escrito com alguma inocência ou tendo por base informações completas. Porquê? A demonstração é simples e penso que não é necessário eu utilizar uma câmara oculta para o provar, porque se assim o for não terei problemas em o fazer! Se eu quiser visitar uma zona para a qual necessite de autorização, não é em qualquer uma das portas do PNPG que eu vou encontrar a solução. O processo burocrático de autorização (já para não falar nas taxas ilegais que o ICNF continua a cobrar!) demora vários dias e jamais conseguirei a autorização que necessito. O que me dirão em qualquer das portas é que terei de contactar a sede em Braga para obter a autorização! No mínimo ridículo!

Não deixa de ser louvável o investimento feito na Porta do Mezio... pena é que o impacto visual de tamanho equipamento leve a uma total descaracterização do local e que a sua visita implique o pagamento de uma entrada no recinto.

Fotografia © Nuno Alexandre Mendes / PÚBLICO

2 comentários:

Luciana Ferreira disse...

Qual é o local retratado pela fotografia utilizada?

Obrigada.

Rui C. Barbosa disse...

A fotografia não é da minha autoria, mas penso que se trata de uma zona interior da área da Porta do PNPG no Mezio há qual só se tem acesso após pagar uma entrada.