quinta-feira, 3 de maio de 2012

O verdadeiro objectivo da PAN Parks: a Natureza não é para todos!

Uma interessante discussão surgiu hoje no facebook da PAN Park com alguns comentários de alguns portugueses relativamente à problemática das taxas. A certa altura a PAN Parks vem referir esta maravilha "PAN Parks does not want to make nature 'available to all'. PAN Parks is the European wilderness protection organisation", simplesmente "A PAN não quer tornar a natureza 'disponível para todos'. A PAN Parks é a organização europeia de protecção da vida selvagem."


Depois desta fantástica e incrível constatação por parte da PAN Parks a única coisa que nos resta é de facto exigir a saída imediata do Parque Nacional da Peneda-Gerês desta organização elitista que considera que nem todos devem ter o direito de desfrutar de forma sã da Natureza.

5 comentários:

Carlos M. Silva disse...

Olá
Dois pontos a que me obrigo face ao que li:
1) o único 'Wilderness' que conheço do PNPG é uma espécie introduzida à socapa dos cidadãos,espécie exótica,alienígena e por isso a eliminar tão rapidamente quanto possível, espécie essa denominada 'dirigentes do PNPG e afins'; essa é o único lado selvagem que tem resid~encia temporária por lá!

2) mas quem são estes senhores que se julgam donos do que é de todos?E repito: o Estado não é o dirigente X ou Y que em cada momento está lá destacado.
Face ao que li só posso concluir que a formação e a educação,incluindo a universitária,destes cidadãos que julgando-se donos de uma 'hortinha', é a responsável por tamanha aberração e um cancro a eliminar!

Carlos M. Silva

Rafael Moreira disse...

Olá Rui, eu lamento dizer mas em alguns aspectos estou de acordo com a PAN.
Sabes melhor do que eu, pelo tempo que passas na montanha que existem "pessoas" que não respeitam a natureza nem sabem o que esta palavra significa, o problema aqui é que estão uns a pagar pelos erros dos outros. mas de qualquer das formas melhor do que estas leis para combater o crime contra a natureza seria mesmo o regresso de uma nova geração de guardas da natureza patrulhando as serras e dando vida tb as muitas casas abandonadas espalhadas pelas nossas bonitas serras. Se eles quiseram eu não me importo de mudar de emprego.

Rui C. Barbosa disse...

Por muitas voltas que se dê ao texto da PAN Parks não se consegue encontrar uma lógica nos objectivos deles para a PNPG.

Uma coisa é nós termos grandes áreas selvagens onde o homem pouco tocou como podemos encontrar em grandes países europeus. Outra coisa é termos um parque nacional moldado pelo homem desde há milhares de anos para cá onde as características da própria montanha existem porque o homem as influenciou. De facto, a definição de «wilderness» tal como a PAN Parks a defende não faz sentido no PNPG, principalmente quando este definição é apenas uma fórmula matemática que foi artificialmente adaptada para se adaptar ao PNPG.

O facto de haver pessoas que não respeitam a natureza em Portugal é igual ao que existe lá fora, pois não pensemos que só em Portugal é que as pessoas não respeitam.

À PAN Parks interessa a protecção da natureza que lhe dê algum lucro, caso contrário essa protecção não tem qualquer interesse, pois o que lhe dá dinheiro é a certificação das empresas às quais (e se o problema não for resolvido) teremos de recorrer para poder caminhar na serra. Isto é a PAN Parks.

Carlos M. Silva disse...

Olá
Não vou nem tenciono entrar em polémicas ..por que fui claro no que disse,nem é esse o meu interesse nisto.E por que conheci demasiado bem o lado da 'Certificação à Portuguesa' (noutras áreas totalmente diferentes da que o Rui falou) que nem acrescento mais nada sobre isso. Mas uma coisa tenho que referenciar!
Quando se assume e se aceita (e cuidado! quando se aceita!!) que 'uns paguem ..pelos outros' significa que a própria noção e conceito de democracia (e justiça que os regimes democráticos tentam!!! ter) é negada na origem do próprio conceito de democracia!Atenção!
Cumprimentos
Carlos M. Silva

Carlos M. Silva disse...

E desculpem ..apenas uma citação (da contracapa de um DVD,edição do próprio ICN (e portanto com total responsabilidade desta entidade) chamado 'Áreas Protegidas'; do 3º parágrafo:"Aqui vamos encontrar as nossas raízes,aqui vamos encontrar a pureza dos elementos que suportam a vida.Estas são as verdadeiras razões de ser das Áreas Protegidas,proteger e valorizar o que existe,acolher devidamente quem visita,melhorar as condições de vida de quem aqui habita."
Elucidativo! Só se for uma fraude!
Cumprimentos novamente,
Carlos M. Silva