segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Relembrando a tertúlia "O Comunitarismo - Passado, Presente e Futuro"

Nunca é demais relembrar este acontecimento que terá lugar na próxima Quinta-feira.

Continuando a série de tertúlias sobre temas relacionados com a Serra do Gerês, o Parque de Campismo da Cerdeira irá levar a cabo no próximo dia 8 de Dezembro pelas 16h00 uma tertúlia sobre o tema "O Comunitarismo - Passado, Presente e Futuro". Esta iniciativa terá lugar nas instalações do Parque de Campismo de Cerdeira.

Presentes estarão como oradores convidados Manuel Antunes, Presidente d' AFurna e José Araújo, ex-Governador Civil de Braga e ex-Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro. Serão trocadas ideias sobre sobre o uso comum de alguns recursos (terrenos, lagar de azeite, sistemas de rega e vezeiras), sua evolução histórica e apontar caminhos para o futuro. A transformação dos baldios em terrenos privados, nomeadamente pela via do aforamento e remição do foro, as disputas e cobiças pelas novas rendas dos terrenos comunitários pelas entidades que outrora detiveram a sua administração, irão parecer reedição das lutas que ocorreram há mais de um século, com os Serviços Florestais.

Esta iniciativa tira partido da reunião anual dos habitantes de Vilarinho da Furna em festa de homenagem à Nossa Senhora da Conceição.

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: