terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O património perdido da Peneda-Gerês (LIV)

Hoje tive a oportunidade de visitar uma das últimas Casas Florestais que ainda não tinha fotografado e catalogado. Devo confessar que as minhas expectativas não eram muito grandes em relação a esta casa, pois já sabia que havia já sido vítima de actos de vandalismo e de roubo do seu recheio.

Em comparação com muitas outras casas deste tipo abandonadas pelo parque nacional, a Casa Florestal de Sezelhe nem é das que está em pior estado. O seu interior está a degradar-se devido ao facto de algumas portas, portados e janelas estarem destruídas ou em mau estado, permitindo a entrada dos elementos que aos poucos vão degradando as paredes e outras estruturas do edifício. As casas de banho estão destruídas, os móveis desapareceram ou foram destruídos (o fogão está no exterior da casa completamente destruído), as tubagens e canalizações da água foram removidas, etc.

E é assim que o património da Peneda-Gerês se vai degradando e nem o dinheiro das taxas o vai safando...
Culpados? Só os do costume...

A Casa Florestal de Sezelho está localizada a 41º 49'09N - 7º 53'00O e a uma altitude de 1143 metros (GPS).

Tenho referências que existem casas florestais nas seguintes localidades: Covelães (Serra do Gerês), Ermida (Serra Amarela), Várzea (Serra do Soajo), Outeiro (Serra do Soajo), Paradela (Serra do Soajo) e Castro Laboreiro (Serra da Peneda), mas não sei se estes dados estão correctos. Se alguém tiver alguma informação sobre a sua existência ou localização, peço para entrar em contacto comigo.




















Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: