terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sem palavras... vandalismo ambiental...


Cada um que faça o que achar que deve ser feito... (O vídeo foi removido do YouTube a 25 de Outubro de 2011).

15 comentários:

DuK disse...

Eu só acho estranho (ou não) que haja ainda gente que defenda um PN livre e sem restrições...

Jacinto disse...

Ora aqui está uma coisa digna de ser vista: Quatro calhaus a empurrar uma rocha....Afinal a riqueza geológica do PNPG é muita mais vasta do que eu pensava! Em que outros locais se consegue observar tal comportamento de seres acéfalos?

Alice Lobo disse...

Já que sou sempre o " contra " no Blog :), fico sem saber se o Rui é muito inocente ou aparentas ser ... mais uma vez questiono o facto dos Blogs colocarem cordenadas de trilhos, quem realmente se interessa, pergunta!! O acesso facil só motiva este tipo de grupos!! Depois não querem restrições...
Cumprs

Rui C. Barbosa disse...

Alice, qualquer pessoa é livre de colocar seja o que for nos blogues e não é responsável pelo que as outras pessoas fazem com a informação que têm. Por outro lado, o argumento é falacioso pois o próprio PNPG, empresas de turismo da Natureza e mesmo as populações locais divulgam essas coordenadas ou outra informação.

O local onde a acção decorre é um dos locais mais visitados no Gerês, logo de fácil acesso para aventureiros de ocasião.

Alice Lobo disse...

Todas as pessoas são livres de colocarem o que seja Rui (referi coordenadas)mas devem assumir a sua participação, mesmo sendo indirecta. Não podemos criticar uma situação se contribuímos (pouco ou muito ) para que isso aconteça… Mas “Cada um que faça o que achar que deve ser feito...”
Cumprs

Rui C. Barbosa disse...

Alice, eu percebo o que queres dizer mas ninguém é responsável pelo que os outros fazem da informação que têm. Numa comparação ao extremo é o mesmo dizer que alguém que venda facas é responsável pela morte de uma pessoa com a face que vendeu. Simplesmente não faz sentido.

Alice Lobo disse...

Depende se estamos perante uma situação onde essas informações podem alterar as regras de um Espaço e sabendo que dentro desse espaço apenas 20 são conscientes não devemos acelerar esse processo. Num hospital psiquiátrico não vão permitir facas só porque 10 são orientados…. Todos temos diferentes pontos de vista …

Carlos M. Silva disse...

Olá Rui
Fui um dos que assinou a petição e participei na Manif/2008.E mantenho tudo o que lá escrevi.
Não é o facto de uns seres,adultos e portanto responsabilizáveis terem feito o que vi,que altera seja o que for.O abuso da liberdade(e de acesso) por uns nunca pode pôr em causa,aquela que deve ser usufruida por todos,OS Outros. Quem o defender não sabe que os conceitos mudam e amanhã será a 'sua liberdade de..' a ser suprimida.
Quanto à substância do que vi,uns seres a alterarem a geologia de milhões de anos,neste caso por puro divertimento idiota,há meios de responsabilizar aqueles e só aqueles.Obrigado Rui.
Carlos Silva

DuK disse...

Olá Alice,

Peço desculpa por me meter no assunto mas explica lá isto:

http://trilhosocultos.blogspot.com/2009/10/portela-do-homem-ermida.html

Se o blogguer não está enganado és tu a editora deste blog... Sabes que passaste em ZPT (Zona de Proteção Total)? E estas a divulgar...? Caminhos em ZPT? Como és habitante, podes lá andar mas o principio de não divulgação é o mesmo...???????

E ha mais exemplos nos teus dois blog´s, como mata de Cabril por exemplo...

Jacinto disse...

Não me parece que esconder ou dificultar o acesso a determinadas zonas impeça estes casos, deve ser sim, regulamentado com lógica de forma que todos possamos usufruir deles e os néscios responsabilizados!!

Anónimo disse...

Rui, pemite-me o bitaite da ordem.

Elaborado e politicamente correcto:
'A montanha é e todos e ñ é de ninguém'.
Alguém o gravou a tinta na rocha e o mote está correcto.
Sempre estranhei a relutância de alguns e a recusa de outros na disponibilização dos tracks.
Talvez pensem que a montanha, que deveria ser de todos, é o seu quintal das traseiras onde ninguém deve colocar as botas.

Agora curto e grosso:
Há quem goste e os utilize.
Que disfrutem.
Há quem não goste.
Que metam uma rolha!!!

joca disse...

Não cheguei a ver o vídeo e lamento não conseguir identificar os autores. Gostava de lhes explicar umas coisas. Agora espero que o ICNB procure saber quem são os autores da brincadeira. O que eles fizeram é uma transgressão ambiental e deve ser punida. Quanto ao resto o Duk já disse tudo. É aceite que os melhores resultados na proteção da áreas naturais é conseguido pela educação e estabelecendoi parcerias com os públicos. Estratégias rígidas possuem sempre menos resultados daquelas que preferem fomentar nos públicos o conhecimento e necessidade de proteger. É claro que as segundas demoram mais tempo, mas são mais duradouras. Considero que os blogues como este fazem um trabalho enorme neste sentido e não há lugar a qualquer sentimento de culpa. Os casos que conheço de vandalismo foram sempre em locais de fácil acesso e não acredito que alguém faça uma caminhada de 3 horas serra acima para destruir. Eventualmente com exceção dos Carris. Infelizmente

Alice Lobo disse...

Olá Duk isto é um assunto que activa diferentes opiniões assim como vantagens e desvantagens na sua publicação. Em relação a esse blog, a ideia inicial era exibir os trilhos mas depressa nos apercebemos das consequências (verifica da Data do ultimo Post descritivo) , o melhor seria não divulgar porque não ia trazer mais satisfação, do que a facilidade que ainda possuímos em conseguir realiza-los. Não pretendo ter mais direitos só porque sou habitante, pelo contrário várias vezes aqui referi as más escolhas da população e juntas de freguesia , sou contra grandes investimentos ou parques eólicos etc e . Desculpe Rebelo mas não pretendo “colocar as botas no quintal” .
Cumprs

DuK disse...

A mim nao me "activa diferentes opiniões".
Quando se tem determinada opinião, deve-se ter actos condizentes e tu tens vindo a criticar uma serie de coisas que tambem fazes nos teus blogs (as datas aqui não interessasm nada, pois se mudaste de opinião entretanto, apagavas, ta lá a função para isso.)

Sinceramente ainda não consegui perceber bem onde queres chegar, tais as incontaveis contradições que apresentas.

Se no teu caso especifico de habitante o turismo não te diz nada, mas ha muitos (muitos mesmo, alias a actualmente a maior parte) vivem do turismo e acabam por ser beneficiados directamente pela divulgação efectuada nestes blogs.

Para termirar a conversa porque a ela não vou voltar, pois detesto coisas que se arrastam e discussões sobre o "sexo dos anjos", fica sabendo que acho que qualquer um dos blogs que conheço, fez mais pela tua terra do que tu!

E ainda digo mais... das palavras não precisa a tua terra, precisa de actos validos!

Alice Lobo disse...

Duk desculpa mas eu não tenho que te dar explicações porque não o eliminei, eu não ofendi ninguem em dar a minha opinião e n estou a me contrariar em nada muito menos arrasto esta conversa ctg, Nem pretendo arrastar com ninguém . Em relação a minha terra que não deves conhecer minimamente nem as dificuldades nem as artimanhas das pessoas, mas já agora preocupa te tb um bocadinho com o que se passa em redor da tua terra ,onde as dificuldades são muitas e podemos também contribuir.
Cumprs