quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Incêndio na Matança

Tal como já havia referido aqui, o Parque Nacional da Peneda-Gerês esteve (ou está, quem sabe?) a arder durante vários dias. Somente hoje surgiu alguma informação no sítio da Protecção Civil sobre esta ocorrência! A informação refere que o incêndio foi dominado pelas 07h30 do dia 13 de Outubro.

Eis o histórico da ocorrência. O incêndio terá sido declarado pelas 14h20 do dia 12 de Outubro no Lugar da Matança, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. A Matança é uma zona que se encontra ao lado da Lamalonga e um pouco abaixo da Garganta das Negras, ao lado da Ribeira das Negras. É uma zona rica em matos. Pelas 16h51 o incêndio lavrava em duas frentes. Nesta altura o Comandante das Operações de Socorro era o Chefe de Grupo da Força Especial de Bombeiros (FEB). Pelas 17h20 o incêndio continuava com duas frentes e às 18h05 era accionado um helicóptero bombardeiro pesado e um helicóptero bombardeiro médio. Às 18h30 o incêndio tinha somente uma frente activa em mata e as operações de combate decorriam favoravelmente.Entre as 19h50 e as 0h21 do dia 13 de Outubro continuava activa uma frente de fogo. Esta situação iria piorar e pelas 0h53 o incêndio tinha duas frentes a progredir em local de difícil acesso aos veículos de combate, estando o mesmo a ser efectuado com recurso a ferramentas manuais.A situação manter-se-ia assim até às 7h00 e pelas 7h30 o incêndio era declarado dominado.

Mais uma vez o Parque Nacional cai devido à inércia das autoridades. Tal como se pode ver na fotografia em baixo, este incêndio já lavrava com intensidade no dia 11 de Outubro. Pergunta: porque somente foi atacado no dia seguinte? Porque continua o PNPG sem um meio eficaz para resolver de imediato estas situações? Nada aprenderam?
Fotografias © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Lírio disse...

Fico muito triste com esta informação Rui!!
Pergunto-me...como tudo começou?!