sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Currais do PNPG (I) - Curral das Abrótegas

Sendo uma das principais características da secular actividade humana nas quatro serras que constituem o Parque Nacional da Peneda-Gerês, os currais de montanha eram utilizados não só para pastagem e recolha do gado, como também como local de cultivo.

A ideia desta nova série de entradas no Blogue Carris é o de fazer uma compilação de todos os currais existentes nas serras do Gerês, Amarela, Soajo e Peneda, assinalando a sua localização exacta bem como fazendo o registo da sua designação.

Começo hoje com o Curral das Abrótegas na Serra do Gerês. Localizado junto das Lamas de Homem a uma altitude de 1331 metros, as suas coordenadas são 41º 48'04N - 8º 3'09O.

O curral é privado e pertencente a Vilar da Veiga, tendo sido utilizado para o cultivo de centeio bem como para pastagem do gado.

Foi este o local escolhido em 1908 para se estabelecer o acampamento de uma caçada venatória e expedição científica nos dias 15 a 17 de Setembro. O curral sempre foi um local utilizado para a pernoita, sendo preferido dos Serviços Florestais como testemunha uma fotografia de 1893 que mostra vários homens destes serviços nas Abrótegas.

Ficam algumas fotografias clássicas e actuais do Curral das Abrótegas.

Acampamento dos Serviços Florestais em 1893

Duas fotografias do acampamento venatório de Setembro de 1908






O Curral das Abrótegas visto no Google Earth

Fotografias: © Rui C. Barbosa
Fotografia © Google Earth

Sem comentários: