quinta-feira, 24 de março de 2011

BE acusa PS de querer silenciar populações do Gerês

A deputada do Bloco de Esquerda Rita Calvário acusa os deputados do PS, PSD e CDS de quererem silenciar a contestação ao novo Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda Gerês.


Isto porque os deputados destes partidos inviabilizaram, hoje (15 de Março), a audição, na Comissão Parlamentar do Ambiente, dos presidentes das Câmaras dos municípios que integram o PNPG, bem como dos representantes do Movimento Peneda Gerês com Gente, que a deputada do BE havia requerido no passado dia 22 de Fevereiro.

No requerimento assinado por Rita Calvário era igualmente proposta a audição do secretário de Estado do Ambiente e do director de Gestão das Áreas Protegidas do Norte, mas os votos contra do PS e as abstenções do PSD e CDS não vão permitir a audição.

A porta voz do BE para a área do Ambiente critica a arrogância e a falta e cultura democrática daqueles 3 partidos, em particular do PS, que com esta postura estão a “dar cobertura a um Plano de Ordenamento que, a prazo, pode pôr em causa a a viabilidade do único Parque nacional do País”.

A deputada bloquista condenou também a falta de coerência dos deputados do PSD, que apresentaram um requerimento a pedir a audição a ministra – que já havia sido requerida pelo PCP– “fingindo-se muito preocupados com as populações e os autarcas, mas depois inviabilizam a sua audição”.

Rita Calvário garante, o entanto, que Bloco de Esquerda não vai virar a cara às populações do Parque e às suas legítimas aspirações, de serem parte activa na preservação daquele património, sem abdicarem dos seus direitos. E anunciou que o Grupo Parlamentar está a equacionar outras iniciativas com o objectivo de pressionar o governo e o Ministério do Ambiente a reconsiderarem a entre o PNPG e as populações.
 
Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: