sexta-feira, 16 de julho de 2010

Trilho de Pitões das Júnias

Pitões das Júnias, 16 de Julho de 2010

Um trilho que já estava nos planos há muitos meses e que finalmente percorri aproveitando as tréguas do calor.



O Trilho de Pitões das Júnias é um trilho com cerca de 3,6 km muito fácil de percorrer. Leva-nos por calçadas medievais e faz-nos viver nos tempos dos princípios da nacionalidade com a passagem pelo Mosteiro de Santa Maria das Júnias. A ruína deste monumento confere-lhe uma aura de mistério e contemplação. Por momentos, podemos imaginar os passos dos monges pelos seus pequenos claustros ou o cheiro do pão acabado de cozer no grande forno. Infelizmente, o som do Ribeiro de Campesinho traz-nos de volta à realidade e a dura realidade é que a passagem do tempo acaba por cobrar algo nas paredes frágeis do velho monumento que não resistiram ao rigor do último Inverno. No país que necessita urgentemente de uma nova passagem sobre o Tejo (esperoq ue compreendam a ironia...) e que mente com todos os dentes que tem sobre todos os apoios sociais, talvez se arrajem um euritos para reparar o velho mosteiro. A memória agradece.

Abandonando o mosteiro o trilho encaminha-se para o miradouro e para a Cascata de Pitões, porém, pouco metros após iniciar a subida desde o mosteiro é de interesse visitar a nascente que em tempos fornecia a água que era encaminhada por uma conduta escavada na rocha. Um pequeno doce pormenor...

Descendo em direcção à cascata e após passar por uma levada de água, somos encaminhados por um excelente passadiço em madeira até a um miradouro a partir do qual podemos vislumbrar a Mata do Beredo e a Cascata de Pitões, além dos recortes dos píncaros geresianos no horizonte. Uma paisagem fantástica...

Um trilho para se fazer calmamente, mas em dias de pouco calor...
































Fotografias © Rui C. Barbosa 

7 comentários:

White Angel disse...

Ola Rui,

Uma zona e um trilho sem duvida fantastico!!!:)
Agora vejo que a porta do moinho esta novamente aberta. Durante alguns anos esse moinho foi alvo de vandalismo. Ha cerca de ano e meio consertaram o telhado e colocaram uma porta que no dia 19 de Junho ainda estava bem trancada...
Serà que mais uma vez foi alvo de vandalismo???

Continuação de boas caminhadas,
Abraço montanheiro,
Dorita

Rui C. Barbosa disse...

Quando vi o interior do moinho também tive a sensação de o ter visto em melhor estado com o mecanismo de moagem recuperado e possível de ser posto a funcionar. Agora serve de armazém a umas telhas. Nuna vi aaquela porta fechada e se foi alvo de vandalismo talvez o tenha sido por quem colocou lá as telhas e o use como armazém.

White Angel disse...

Ola Rui,

Nesta foto podes ver claramente a porta NOVA e FECHADA isto foi a 14-02-10.

http://picasaweb.google.pt/alicemotageres/PitoesDasJuniasGeres02#5438244026172979858

A foto a seguir é do dia 16-09-10 a porta tb estava trancada...

http://picasaweb.google.pt/amilcar.freitas/20100619UPBPitoesDasJunias#5484645287349082226.

As telhas provavelmente são as que utilizaram para o telhado que tb é novo... Agora é uma pena se destruiram o mecanismo de moagem a ultima dez que o vi quando a porta estava aberta, ainda estava muito bom!!!
Pena mesmo..

Abraço
Dorita

White Angel disse...

Rui,

Nesta foto ainda vês melhor a Porta:

http://picasaweb.google.pt/Whiteangel1402/140210PitoesDasJunias?authkey=Gv1sRgCPbgrOvI6aG-Ww#5438260218287141202

Rui C. Barbosa disse...

Eh lá... Não sei qual é a tua necessidade de provar que a porta estava fechada e trancada há semanas ou meses atrás, pois eu continuo a dizer que nunca a vi fechada. Foi só um pormenor sem qualquer importância.

White Angel disse...

Rui,

Não estou a entar provar nada era so para TU veres não precisasvas de expor as fotos...Quem não esta a entender nada agora sou eu!!!

Fica bem.

Rui C. Barbosa disse...

Ora essa!?!? Não precisava de expôr as fotos? E o que queres dizer com isso?