terça-feira, 13 de julho de 2010

A Saga do Volfrâmio - As minas dos Carris e das Sombras no Gerês-Xurés

Caldas do Gerês, 13 de Julho de 2010

Teve lugar a inauguração oficial da exposição "A Saga do Volfrâmio - As minas dos Carris e das Sombras no Gerês-Xurés" fazendo parte de uma sessão pública levada a cabo no auditório do Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, Caldas do Gerês, e na qual também se fez a apresentação dos resultados preliminares do Sistema de Informação Geográfico Transfronteiriço Comum entre o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés.

Tanto a exposição agora inaugurada como o sistema de informação geográfico transfronteiriço são o resultado da cooperação do Projecto Natura Xurés-Gerês de "Gestão conjunta do Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés - Parque Nacional da Peneda-Gerês".


A exposição "A Saga do Volfrâmio - As minas dos Carris e das Sombras no Gerês-Xurés" é composta por uma série de painéis fotográficos e artigos relacionados com a exploração mineira. Concebida para fazer lembrar uma galeria de uma mina, os visitantes são convidados a percorrer a história do volfrâmio à luz de um frontal e ao som do gotejar da água. No final são transportados ao longo de um poço de extracção da mina do Salto do Lobo.

A exposição pode ser visitada todos os dias úteis entre as 9h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 17h30.













Fotografia © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Adriano disse...

Excelente Rui!
Se aquela porção de paisagem nos domina, a mim pessoalmente o que me fascina são as "histórias de vida" que por lá passaram e "imaginar" o complexo aquando no seu auge. E os teus textos, fotografias e relatos muito contribuem para ajudar a interiorizar e visualizar o dia a dia das Minas dos Carris.
Bem hajas Rui e obrigado.
Adriano