domingo, 11 de julho de 2010

A Saga do Volfrâmio, exposição

Este é o resultado de uma colaboração entre o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Natural de Baixa Límia - Serra do Xurés na qual tive o prazer de fornecer a maior parte do material exposto, nomeadamente a nível da documentação fotográfica.

Nesta exposição será possível «caminhar» pela história das Minas dos Carris e ver alguns dos equipamentos utilizados nestas minas e nas Minas das Sombras, para além de se poderem ver amostras dos minérios extraídos nestas explorações mineiras.

Em suma, "A Saga do Volfrâmio" é assim mais um resultado de vários anos de investigação levada a cabo a nível particular e que tem por objectivo estabelecer uma memória futura das Minas dos Carris e do que esta exploração mineira representou no contexto histórico da Serra do Gerês e das suas populações.

A inauguração desta exposição faz parte de uma Sessão Pública de Apresentação de Resultados da Cooperação do Projecto Natura Xurés-Gerês "Gestão conjunta do Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés - Parque Nacional da Peneda-Gerês", que se realizará no dia 13 de Julho de 2010, pelas 15:00 horas, no Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, Gerês (Portugal).


Esta Sessão Pública tem como objectivos: a apresentação dos resultados preliminares do Sistema de Informação Geográfico Transfronteiriço Comum entre o Parque Nacional da Peneda-Gerês e o Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés; e a Inauguração da Exposição "A Saga do Volfrâmio - As minas dos Carris e das Sombras no Gerês-Xurés".

Fotografia © ICNB

5 comentários:

DuK disse...

Até que enfim algum reconhecimento às Minas dos Carris, local esquecido pela historia e pelas instituições portuguesas.

Obrigado Rui pela tua parte nesta esposição!!

Abraço!!

DuK disse...

* Exposição :D

Paulo Figueiredo disse...

Boas, companheiro

Estou ansioso por ver a exposição pois pelas fotos e pelo gosto que sei que tens pelas minas deve estar um trabalho excelente.
Só é pena que não esteja aberto ao fim de semana, vou ter mesmo que esperar até entrar de férias, e no meu primeiro dia vou lá de certeza.

Abraço
Paulo

DuK disse...

Não está aberto ao fim de semana????

Ta mal, muito mal...


Abraços!!

Rui C. Barbosa disse...

A isso chama-se... funcionalismo público.