sexta-feira, 21 de maio de 2010

Um perigo por onde se espreita

Vi hoje no canal da televisão da vergonha (vulgo TVI) que a Ministra do Ambiente esteve no Algarve a assistir ao derrubamento de mais umas arribas para proteger o comércio local (desengane-se quem pensa que aqueles trabalhos são feitos para proteger as pessoas). Os trabalhos lá foram feitos com toda a pompa, circunstância e respectivas explicações, com a Ministra a mostrar-se muito interessada nestas últimas (mas de certeza que, tal como um pássaro, voaram já para longe).

Ao mesmo tempo que via aquela reportagem fui-me lembrando dos perigos por onde se espreita nas Minas dos Carris. Atenção, não escrevo "...por onde se espreita..." por mero floreado linguístico, mas porque é mesmo isso que muitas pessoas fazem.
A reportagem terminou com uma brevíssima referência à nova sinalética de aviso aos banhistas, pois pelos vistos estes não seriam o suficientemente inteligentes para compreender a sinalética anterior. Na verdade, dúvido que alguém compreenda algo feito pelo Ministério do Ambiente, tal como este foi capaz de referir a respeito da falta de compreensão com os objectivos da Portaria 1245/2009; mas pronto, esta é outra luta...

Há já muitos, mas muitos anos que venho alertando para o perigo que representa um poço mineiro em plena Serra do Gerês. Um poço com cerca de 150 metros de profundidade não é algo que deva ser tartado de ânimo leve, pois representa um perigo para os visitantes daquela wilderness.

Se bem que em tempos a Sociedade das Minas do Gerês teria tido a responsabilidade de precaver e segurar as instalações mineiras, mais de 35 anos após o encerramento das minas não se compreende como é que nem há entrada do complexo nem no início de tão percorrido trilho, exista um aviso que alerte os visitantes do potencial perigo que aquele poço já devidamente referenciado por mim inúmeras vezes, representa.

No topo da pirâmide o Estado é o último responsável por qualquer acidente que ali venha a acontecer; na base desta estarão talvez os funcionários do PNPG que não se terão lembrado de o sinalizar. Neste país é o mexilhão que se... verá responsabilizado por qualquer desgraça que venha a acontecer. O perigo está lá para todos o verem e felizmente não é um registo gravado para que um deputado ladrão o possa fazer sumir.

...(in)felizmente estamos longe do Algarve e o Gerês é tão para Norte.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

3 comentários:

MeiaSola disse...

Realmente aquilo está perigoso. Por acaso quando me apercebi do estado daquilo, resolvi ver de longe de outro ângulo... A desculpa deve ser que aquilo está numa reserva, como tal as pessoas não devem lá ir...
Não custava nada colocar lá uma cerca ou um simples aviso para as pessoas se aperceberem do perigo.
Quando lá for a televisão fazer uma reportagem sobre algum acidente, vais ver que rapidamente aparece lá algo a impedir o pessoal de se "empoleirar"...
Não é o País que temos... Mas sim os governantes que temos...

Abraço!

Joao Dias disse...

Pois é Rui,
Eu também já chamei à atenção à um ano a traz para esse problema.

Quem não conheça o complexo mineiro e motivado pela curiosidade,sim porque a curiosidade anda de mãos dadas com o perigo,não se apercebe que este poço não está sinalizado e está céu aberto.
Quem chega pela primeira vez aos Carris,tal como eu o fiz a quando da minha primeira visita,tenta procurar vestígios das entradas da Mina levando as pessoas a pisarem terreno que lhe pode ser fatal.

Espero visitar os Carris em breve e espero que também me acompanhes,será uma altura ideal para levarmos uma placa e sinalizarmos o local com a inscrição de "perigo".
Talvez o que placa nos vai pesar no caminho compense a nossa atitude.
Eu próprio trato da placa.a
Abraço,até Breve
João Dias

Joao Dias disse...

Pois é Rui,
Eu também já chamei à atenção à um ano a traz para esse problema.

Quem não conheça o complexo mineiro e motivado pela curiosidade,sim porque a curiosidade anda de mãos dadas com o perigo,não se apercebe que este poço não está sinalizado e está céu aberto.
Quem chega pela primeira vez aos Carris,tal como eu o fiz a quando da minha primeira visita,tenta procurar vestígios das entradas da Mina levando as pessoas a pisarem terreno que lhe pode ser fatal.

Espero visitar os Carris em breve e espero que também me acompanhes,será uma altura ideal para levarmos uma placa e sinalizarmos o local com a inscrição de "perigo".
Talvez o que placa nos vai pesar no caminho compense a nossa atitude.
Eu próprio trato da placa.a
Abraço,até Breve
João Dias