segunda-feira, 31 de maio de 2010

Trilhos Seculares - Portela do Lagarto / Sra. da Peneda / Portela do Lagarto

Lamas de Mouro, 28 de Maio de 2010

Meio da tarde, tenda montada, nada que fazer e algumas horas antes da noite chegar. Que fazer em Lamas de Mouro? O Trilho Interpretativo de Lamas de Mouro já o havia percorrido há uns meses e o mesmo se passava com o trilho equivalente em castro Laboreiro bem como o Trilho Castrejo. Decidi então fazer parte do velhinho Trilho de Longo Curso do Parque Nacional da Peneda-Gerês entre a Portela do Lagarto e a Sr.a da Peneda. Na Porta de Lamas de Mouro prometeram-me um fantástico carvalhal em Tieiras e paisagens quase selvagens, porém rasgadas por uma estrada.

Guardado pelo perfil do Lagarto, rapidamente encontrei a velha calçada vários metros à frente da alminha do Lagarto. Para quem se dirige á Sr.a da Peneda, a calçada fica do lado esquerdo da estrada. A promessa do frondoso carvalhar surgiu ali. Com os seus ramos retorcidos e cascas cobertas de líquenes e musgos, parecia entrar num cenário digno do "Senhor dos Anéis" na velha floresta da Fangorn. Por momentos até pareceu-me escutar os múrmurios das árvores e os pesados passos de um Ent. Estava no carvalhal de Tieiras já quase á sombra dos picos do Pinheirinho. O Rio de Tieiras (Rio da Peneda) percorre o vale por entre o carvalhal e acompnha o trilho até à Sr.a da Peneda.

Chegando á zona onde o trilho cruza a estrada, uma centena de metros enveredada na floresta encontrei um novo atentado ao nosso património. A Casa do Guarda de Tieiras, que até ali me havia passado despercebida, é mais um marco ao abandono, vandalismo e desprezo por um passado não muito longínquo mas que os burocratas decidiram que deveria ser abandonado (será uma feita entrada neste blogue dedicada a esta casa).

O trilho continua a descer em direcção ao fundo do vale cruzando pequenos riachos e ladeado por grandes rochas. Um pouco à frente da Casa de Tieiras passamos por Fabela (à esquerda) e pelo Roução (à nossa direita), até chegar à Cruz Nova. Já avistando as fantásticas paredes da Meadinha, local de escalada por excelência no Parque Nacional, vamos cruzando pequenos matagais e avistando também as primeiras casas da Sr.a da Peneda.

O regresso à Portela do Largarto foi feito pelo mesmo trilho. Algumas fotografias...














Fotografias: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

MeiaSola disse...

Boas Rui! Continuas-te com aquele ritmo que levavas quando passei por ti? LOL Ias bem lançado, até me doeu quando me lembrei da subida que ainda tinhas pela frente. Com aquele calor... Quantos kms percorreste?

Parabéns, estás em forma!
Abraço!

Rui C. Barbosa disse...

LOL, de facto demorei pouco mais de uma hora até chegar a Lamas de Mouro... Bom ritmo!

Um abraço!