quinta-feira, 13 de maio de 2010

Lobo no Parque Nacional

Já por muitas vezes vi as marcas do lobo no Parque Nacional da Peneda-Gerês mas infelizmente nunca tive a sorte de me cruzar nem de perto nem de longe com estes senhores das serras. O lobo é ainda visto como o «bicho mau» que nos incutiram na nossa infância e muitas vezes injustamente acusado de massacrar os rebanhos de deambulam pelas alturas.

Aquilo que podem escutar nos dois seguintes vídeos foi gravado pelo grande amigo Paulo Figueiredo do blogue no-gerês 2 (e no-geres). Invejo-lhe a sorte que teve mas agradeço-lhe a oportunidade única que a todos nos dá de escutar o lobo no Parque Nacional da Peneda-Gerês.





Vídeos: © Paulo Figueiredo

7 comentários:

Jorge Nogueira disse...

Olá Rui,

No dia 1 de Maio, fui fazer uma caminhada ali para os lados de Fafião e em conversa com os pastores disseram-me que o Lobo anda bastante activo por aqueles lados.
Estou como tu, ainda não vi nenhum.
Mas já vi em Sta Isabel, três cães de gado a comerem um cavalo, ora se eu não tivesse visto e se passasse por ali julgaria que tinha sido o Lobo.
Estes Lobos da Serra não me preocupam, eles sabem sobreviver :)
Ando é preocupado com os "lobos" que controlam os blogues e tomam atitudes pidescas para atemorizar, desmotivar e dissuadir as nossas actividades.
Abraço

Rui C. Barbosa disse...

Olá Jorge,

Obrigado pelo comentário.

Em relação aos outros 'lobos' nada mais há que fazer do que denunciar essas pressões pois só assim se pode desmacarar o que se passa em relação a estas pressões. Eu estou a compilar uma lista de visitas por parte de entidades governamentais que quase todos os dias visitam o meu blogue e um dia irei publicar essa vergonha que muitos apelidam de "uma mania de perseguição" que eu possa ter.

Infelizmente, é a triste realidade em que vivemos.

Um abraço!

Jorge Sousa disse...

Olá Rui. Já tive a felicidade de ter dois encontros imediatos com estes belos animais.Uma, na serra do Soajo, a segunda, na serra do Gerês, ao fim da tarde. Nessa noite, passada na serra, também fui brindado pelos uivos. É uma sensação indiscritível, tanto vê-los com ouvi-los no seu meio natural.
Cumprimentos, Jorge Sousa www.bota-rota.blogspot.com

White Angel disse...

Rui, Paulo,

Ha anos que ando pelo Gerês, gostava muito de ver um, nunca vi:(
Mas tal como o jorge ja fui brindada pelos uivos no vale do Rio Fafião ja perto da Touça:) bem que procurei por todos os lados na expectativa de os ver, mas nada... so o uivar mesmo.

Abraço

Nuno disse...

Como já contei ao Rui Barbosa, em Agosto de 2009 resolvi ir de Braga ao São Bentinho a pé, durante o dia, sozinho. Pelas 17h, já o sol brilhava mais para o litoral, no cimo da montanha na qual o São Bentinho está no sopé, e meio perdido, avistei um lobo, a cerca de 100m, num estradão de terra (que vai ter perto de Freitas), algumas dezenas de metros de altitude abaixo das antenas. Voltei para trás e, junto de um bosque, avistei outro, a cerca de 50m. Felizmente, entre ambos os locais de avistamento, havia um estradão que me levou até Freitas, sem lobos!
ADOREI estes vídeos, parabéns ao Paulo Figueiredo e ao Rui Barbosa.

Joao Dias disse...

Excelente registo,parabéns!
Percorro também à muitos anos as Serras da Paneda,Soajo,Amarela,Gerês,Castro Laboreiro,Cabreira e também nunca encontrei nenhum,mas gostava de ter um encontro desses!!!!!
Abraço,
João Dias

joca disse...

O meu encontro com o lobo foi um caso de sorte. No planalto de Castro Laboreiro, bem perto de Rondeiro, numa caminhada do UPB, encontramos um juvenil. Assustado, não o vimos mais que alguns segundos. Estava escondido no mato e surgiu a poucos metros do colega que estava na frente. Saltou e correu até desaparecer numa curva. Até só tinha encontrado excrementos e pegadas. Fiz uma vez uma actividade com o Pedro Alarcão onde aprendi algumas coisas sobre os hábitos sociais que desconhecia. Há muito que a curiosidade tinha destruído o medo, com o que escutei do Pedro Alarcão ganhei-lhe um enorme respeito. Se há encontro que não receio é com ele.