sábado, 15 de maio de 2010

Trilho da Preguiça

O que fazer quando não há trabalho e se acorda estupidamente cedo? Vai-se caminhar para o Gerês! Assim foi. Aproveitando a manhã de Sábado fui caminhar num trilho que há muito já se encontrava nos planos: o Trilho da Preguiça.

Este trilho proporciona ao visitante não só um contacto directo com a natureza, mas também, o despertar do sentimento de pertença à comunidade e o estimulo da vontade do saber.

Na realidade este trilho é compsto por três traçados marcados na Encosta do Arnado, sobre a vertente esquerda do vale de falha do Rio Gerês, na Serra do Gerês. Os percursos englobam áreas de baixa altitude entre a Casa da Preguiça e a Cascata de Leonte. O denominado «trilho I» é o percurso mais longo com cerca de 5,5 km, sendo os trilhos II e III mais curtos e de menor grau de dificuldade.

O trilho inicia-se junto da Casa da Preguiça e após baixar ligeiramente até perto da Curva da Morte, penetra na floresta ascendendo de uma cota de 665 metros até aos 852 metros, passando por zonas de pinhal e carvalhal secular até atingir um miradouro. A partir daqui, o trilho inicia um percurso descendente que o leva a atravessar a estrada nacional EN308 em direcção à Cascata de Leonte, passando pelo Ribeiro da Cantina, pelo Curral do Rio Gerês, pela peculiar ponte de madeira sobre o Rio Gerês, até subir ligeiramente e «terminando» na Cascata de Leonte. Daqui, voltamos para trás até á indicação da Cascata da Laja e de novo começamos a perder altitude até perto do Rio Gerês caminhando sempre pelo carvalhal.

O trilho leva-nos de volta ao Ribeiro da Laja ao passar por uma ponte de madeira junto da Cascata da Laja já perto do final do percurso. Aqui, resta-nos a visita ao miradouro que nos permite observar todo o Vale do Rio Gerês, a Costa de Istriz encimada pela Tojeira, o Maninho e a encosta da Quelha Verde (na direcção das Caldas do Gerês), e a Costa da Laje (olhando na direcção da Portela de Leonte).

Este é um trilho que recomendo para uma manhã bem passada, sendo no entanto o seu único aspecto negativo a sua proximidade à estrada nacional na qual a passagem do trânsito afujenta o cantar das aves.
































Fotografias: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

MeiaSola disse...

Parece interessante, tens uma imagens "porreiras". Rui, tens que arranjar emprego ou então deitar-te mais tarde... LOL

Abraço!