quinta-feira, 23 de julho de 2009

Vamos limpar o PNPG!! (II)

Carris, 12 de Junho de 2009

No passado dia 13 de Junho lancei neste blogue a ideia de se realizar uma actividade de limpeza do Parque Nacional da Peneda-Gerês onde todos possam participar e dar o contributo para que o nosso único parque nacional se livre, pelo menos durante algumas semanas, da praga do lixo espalhado por montanhistas inconscientes e visitantes de fim-de-semana que o deixam espalhado pela serra.

Esta ideia vem na sequência de uma outra actividade já levada a cabo no dia 20 de Setembro de 2008 e que teve como objectivo limpar a zona das Minas dos Carris. Quem estes dias percorre a Serra do Gerês poderá ver como a monmtanha mais bela de Portugal está imunda.

Vivemos num estado que não sabe ou não consegue assumir as suas responsabilidades e que é habitado por cidadãos para os quais viver no meio do lixo que produzem e que deixam espalhado por onde passam, é uma forma de vida.

Assim, foi proposta a realização desta actividade geral de limpeza do Parque Nacional da Peneda-Gerês para o dia 5 de Setembro de 2009 (podendo ser prolongada até ao dia 6 de Setembro) com a constituição de várias equipas de voluntários que estejam dispostos a ajudar na recolha do lixo que abunda pelas Minas dos Carris, pelos Prados da Messe, pelo Vale de Teixeira, pelo Arado, pela Pedra Bela, pela estrada nacional entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem, pela Geira Romana e por muitos outros locais do parque nacional.

As inscrição serão ilimitadas e quem quiser participar pode enviar o seu contacto (primeiro e último nome, endereço de email e se possível local na Internet onde possa divulgar a iniciativa) para o email limpar.o.pnpg.2009@gmail.com. Já enviei ao Parque Nacional da Peneda-Gerês uma proposta e um pedido de autorização para a realização desta actividade (mas infelizmente ainda não obtive qualquer resposta).

Poderá ser um grande movimento de voluntários que de uma vez por todas façam ver a este nosso Portugal que o nosso único parque nacional tem de ser respeitado e assim talvez comece a respeitar todos aqueles que o amam!

Espero pelas vossas sugestões... a bem do PNPG e da Natureza!

Fotografia: © Rui C. Barbosa

5 comentários:

RotasdoBarroso disse...

ESTOU CONTIGO EU TENTAREI ARRANJAR UM GRUPO DE PESSOAS PARA LIMPAR O PNPG NA ZONA DE PITOES DAS JUNIAS

CUMP
MIGUEL
WWW.ROTASDOBARROSO.COM

E. disse...

viva, estava a pensar subir à mina dos carris, mas quero saber se o caminho da portela do homem até à mina é permitida a circulação.

elden.carones@gmail.com

Rui C. Barbosa disse...

Ed, o acesso às Minas dos Carris é interdito de cargo com o que está estipulado no Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês. No entanto o que se tem verificado ultimamente é que esta proibição é aplicada em especial a grupos com muitas pessoas.

A situação que se verifica é que por esta altura a presença dos Guardas da Natureza e em especial dos elementos do SEPNA/GNR (muito menos compreensívos) é mais intensa o que eleva a probabilidade de se encontrar alguma desta autoridade pelo caminho.

Em minha opinião, se a caminhada fôr em solitário ou com um grupo de duas ou três pessoas não deverá haver problema (porém, tudo depende da autoridade e da pessoa em si que encontrar e se encontrar).

Rui C. Barbosa disse...

Óptimo Miguel, poderás então ficar «responsável» por essa zona!

Um abraço!

José Moreira disse...

Em princípio vou alinhar na limpeza, gostava de percorrer a Geira entre Vilarinho e Portela do Homem se houver mais voluntários...
confirmarei a minha presença no início do mês de Setembro.