quarta-feira, 7 de maio de 2008

Em busca da História

Carris, anos 50

Sendo inicialmente explorada por Domingos da Silva (e mais tarde pela Sociedade Domingos da Silva Lda.), depois pela Sociedade Mineira dos Castelos Lda. e pela Sociedade de Minas do Gerês Lda., as Minas dos Carris são ainda hoje uma fonte rica de história e uma parte importante na história mineira portuguesa do Século XX. A busca de dados sobre as Minas dos Carris talvez nunca tenha o seu fim, pois as histórias (e as estórias) individuais de cada pessoa que trabalhou nessas minas talvez nunca cheguem a ver a luz do dia escondidas que estão agora no fundo da mina.

No entanto ainda vamos a tempo de tentar obter o maior número de dados históricos possíveis sobre as Minas dos Carris. A Sociedade de Minas do Gerês Lda. foi constituída por três sócios, nomeadamente por José Rodrigues de Sousa, José Inácio e por Francisco 'Chico' França. Infelizmente, José Rodrigues de Sousa faleceu há vários anos, mas não sei do paradeiro dos outros dois sócios.

Assim, gostava de fazer um apelo aos familiares dos Senhores José Inácio e Francisco 'Chico' França para que, se possível, entrassem em contacto comigo para me auxiliarem a escrever a história das Minas dos Carris pois o seu contributo é muito importante e imprescindível. Da mesma forma gostava de renovar aos leitores deste blogue para que me enviem as vossas fotografias, recentes ou não, das Minas dos Carris. Cada um de nós tem uma perspectiva diferente de ver aquele lugar único e a vossa perspectiva também é importante.

Fotografia: © José Rodrigues de Sousa


Sem comentários: