quinta-feira, 1 de maio de 2008

118! (I)

Carris, 25 a 27 de Abril de 2008

Foi mais uma caminhada até às Minas dos Carris desta vez incluída na primeira Arqueoexpedição que teve lugar entre os dias 25 e 27 de Abril de 2008. Seguindo a parte final do Trilho das Sombras passamos pelas velhas minas espanholas e dirigimo-nos para a fronteira portuguesa tentando de seguida encontrar o trilho que nos levaria a Carris. Muitas das mariolas estão difíceis de encontrar e só voltamos a descobrir o trilho já na sua parte final junto à entrada para o complexo mineiro. Talvez fosse interessante organizar uma caminhada com o intuito de reparar essas mariolas pois aparentemente elas estarão mais visíveis para quem faça o trilho em sentido contrário.

A descrição dos restantes dias já aqui foi feita mas aproveito esta primeira entrada do mês para agradecer a colaboração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e do Parque Natural de Baixa Límia - Serra do Xurés pelas facilidades que me concedidas para a concretização deste projecto. Por outro lado gostaria também de agradecer aos meus companheiros (e companheira) de expedição, nomeadamente ao Zé Afonso (belho companheiro de caminhadas e muitas aventuras nos Carris), ao Ricardo Dias Pereira, ao Salsa (excelente trabalho feito por ambos na catalogação dos abrigos de montanha e que estão desde já convidados a terminar o serviço), ao Ricardo (pela cobertura fotográfica dos três dias), ao Grilo (pela cedência do transporte no primeiro dia), à Tina (pela companhia e pelo pesado reforço para a alma trazido no segundo dia) e à Samba (pelo olhar inteligente...). Obviamente que não me posso esquecer da colaboração entusiástica e imediata, do grande sorriso e do apoio da Dorita (aka White Angel) a representante do UPB nesta expedição. Finalmente, um agradecimento ao Raul e ao Ricardo "Novo Homem do Norte" (famoso realizador :)) pelo sacrifício que passaram e pelo trabalho que estão a levar a cabo e que no futuro terá a forma de um documentário relacionado com o lento renascer das Minas dos Carris na nossa memória colectiva.

Do programa que tinha previsto ficou por realizar algo que eu penso ser muito importante e que certamente irei levar a cabo durante este mês de Maio. Penso que se deveria fazer uma homenagem a todos aqueles que trabalharam e passaram parte das suas vidas nas Minas dos Carris e é meu objectivo levar a cabo duas tarefas com as quais gostava de concretizar essas homenagens. Uma das tarefas tem um toque mais pessoal e contará do contacto telefónico de longa distância com um dos familiares de um dos fundadores da Sociedade de Minas do Gerês. A segunda tarefa será a colocação de uma lápide de homenagem ao mineiro dos Carris e que pretende também ser uma homenagem àquele local. Assim que tiver mais novidades sobre estas homenagens irei informar-vos aqui no blogue.
Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: