quarta-feira, 21 de maio de 2008

Armadilha mortal?

Lagoa do Marinho, 20 de Maio de 2008

A quando da minha mais recente caminhada até às Minas dos Carris a partir da Lagoa do Marinho, deparei-me a certa altura com algo que me chocou bastante.

A certa altura num dos muitos pequenos trilhos que traçam aquele local, o cheiro a carne em decomposição era intenso. Ao remover algumas pedras deparei-me com o que as duas imagens mostram (são imagens de baixa resolução e terei todo o gosto em enviar as imagens de alta resolução a quem desejar).

Surgiu-me logo a ideia de que o que vemos na fotografias pode ser uma armadilha para o lobo que certamente deverá habitar naquelas serranias, o seu último refúgio. Toda aquela área é local de pastagens e todos nós que caminham na Serra do Gerês já nos cruzamos com os rebanhos que pachorramente calcorreiam a montanha. Por outro lado, já tive também a experiência de me cruzar com caçadores no interior do parque nacional que mesmo depois de surgir um pequeno fogo florestal e que na altura se sentaram numas pedras e de forma divertida nos olhavam (a mim e ao grupo de escuteiros) a tentar apagar o fogo.

Gostava de dizer que me custa acreditar na existência desta e de outras armadilhas espalhadas pela serra. O lobo acaba sempre por ser o elo mais fraco na lista ignóbil a acusar pela matança de cabeças de gado que possa acontecer na serra. É sempre incrível como a hipótese dos cães abandonados na serra nunca é de forma geral aceitada para tentar explicar esta matança?

Aqui ficam as duas fotografias para vocês ajuizarem. As duas imagens foram obtidas na zona onde há tempos surgiu a a estupidez das mariolas azuis, por isso aquele seve ser um local propício à ocorrência de factos estranhos... Eu gostava de acreditar.

Fotografias: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

DuK disse...

Caro Rui Barbosa, é com muita tristeza que leio este ultimo post, infelizmente já acreditava que tais situações se passassem dentro dos limites do PNPG.
Acho que a gravidade da situação, devidamente acompanhada pelas fotos, deveria ser apresentada as autoridades interessadas, o SEPNA e o PNPG.

Jorge Nogueira disse...

Olá Rui,

É lamentável de facto o que por vezes se passa...
Sem palavras :(
Se puderes envia-me as fotos!
Abraço