quarta-feira, 12 de março de 2008

Notas históricas (XXVII)

Carris, anos 50

Após o abandono das Minas dos Carris, apenas guardadas por um guarda, começou um verdadeiro saque aos materiais lá existentes. É natural que as populações serranas tirassem partido de muitos elementos que constituíam as habitações lá existentes. A pobreza na serra era muita e tudo o que se pudesse aproveitar foi de lá retirado.

No entanto, pouco se sabe do destino que tive muita da maquinaria mineira que existia em Carris. Algumas fontes indicam que muitas das máquinas foram de lá retiradas por um dos sócios da Sociedade das Minas do Gerês já nos finais dos anos 80, mas desconhece-se por completo o seu destino e a sua localização.

Até há poucos anos ainda se vislumbravam nos Carris duas grandes botijas de gás vazias lá abandonadas. Estas foram posteriormente recolhidas pelos serviços do Parque Nacional da Peneda-Gerês e durante algum tempo estiveram arrumadas junto da estrada de acesso ao Parque de Campismo do Vidoeiro. Há muito que de lá desapareceram, talvez para enfeitar algum jardim...

Fotografia: © José Rodrigues de Sousa

Sem comentários: