domingo, 16 de março de 2008

117!

Carris, 16 de Março de 2008

Uma caminhada que começou com uma ligeira chuva mas que rapidamente transformou um dia fantástico para mais uma visita às Minas dos Carris. O objectivo era visitar a Lamalonga e a Corga das Negras, mas devido à possibilidade de chuva e de intenso nevoeiro decidi aproveitar para visitar algumas zonas em busca de sinais do passado.

De seguida a caminhada ao longo do Vale do Alto Homem:

09h25 - Portela do Homem
09h32 - Ponte sobre o Rio Homem
09h51 - Fonte da Abelheirinha
10h21 - Água da Pala
10h26 - Ponte do Cagarouço
10h33 - Curvas das Febras
10h45 - Ponte do Modorno
11h15 - Ponte das Águas Chocas
11h26 - Ponte das Abrótegas
11h45 - Carvoeirinha
11h58 - Minas dos Carris

No total a caminhada teve uma duração 2h33m.

Em comparação com a visita anterior as ruínas das Minas dos Carris não apresentam muitas alterações e a única sensação que tive foi que as paredes das oficinas anexas ao bloco de casas para casais pereciam estar em pior estado. No entanto como não tenho referências da última visita em relação a estas ruínas, pode ser só impressão minha.

O único aspecto que me chamou a atenção de forma negativa foi a quantidade de lixo que mais uma vez parece estar a marcar a área. Nas duas últimas visitas tentamos manter em bom estado a única divisão com um tecto na qual se pode abrigar do vento e da chuva. Esta divisão parece estar a ser utilizada como um depósito de lixo. É realmente pena que assim seja, pois a ideia era fazer daquela minúscula divisão um local de abrigo e infelizmente os únicos adjectivos que encontro para classificar estes actos são de forte insulto para quem os faz. Parece incrível que alguém que percorra a montanha não seja capaz de transportar o seu próprio lixo no regresso e o deixe ficar espalhado ou amontoado em sacos à espera que a natureza ou alguém o recolha. Uma atitude destas parece-me mais ser uma reminiscência de uma infância atribulada, no qual o prazer obtido enquanto alguém lhe limpava o fundo das costas a quem agora deixa o lixo espalhado pela montanha se quer vingar num acto de prepotência ignóbil e parolamente domingueira, esperando que alguém venha limpar a porcaria que mais uma vez faz. Mas enfim, é a sociedade que vamos tendo e que muito irá demorar a mudar...

Após a refeição e as fotografias da praxe, decidi voltar pelo Salto do Lobo fotografando um dos meus prévios objectivos (Lamalonga) e tirando ideias para a Grande Expedição de Estudo que terá lugar brevemente. Antes de regressar ao trilho que me levaria de volta à Portela do Homem fui ainda visitar o antigo campo de futebol sendo brindado com algumas pegadas magníficas de um canídeo (lobo?).

O regresso à Portela do Homem:

13h55 - Carvoeirinha
14h11 - Ponte das Abrótegas
14h20 - Ponte das Águas Chocas
14h43 - Ponte do Modorno
14h54 - Curvas das Febras
15h01 - Ponte do Cagarouço
15h15 - Água da Pala
15h36 - Fonte da Abelheirinha
15h57 - Ponte sobre o Rio Homem
16h08 - Portela do Homem

O tempo total de regresso foi de 2h13m

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: