segunda-feira, 17 de março de 2008

A 117 em imagens... (I)

Carris, 16 de Março de 2008

Uma caminhada às Minas dos Carris em imagens com comentários quando necessário...

Nesta fotografia é visível parte da estrada que conduzia ao Salto do Lobo. Há muito abandonada a estrada dá agora acesso a uma parte menos conhecida da zona das Minas dos Carris e que proporciona uma vista fantástica sobre a Corga da Lamalonga.

Sobranceiro à Garganta das Negras encontra-se o local onde estava localizada uma antena que permitia as comunicações com o complexo mineiro. Esta estrutura terá sido implementada em 1956, mas não existe qualquer registo escrito ou fotográfico da mesma.

Aspecto actual dos antigos balneários e casas de banho das Minas dos Carris.

A cozinha que servia a casa do pessoal superior da Mina dos Carris e que é muitas vezes confundida com uma pequena capela.

Este forno teria como função executar qualquer tipo de processamento sobre o minério. Junto dele encontra-se uma grande quantidade de lamas que são um dos piores focos de poluição actualmente existente nas Minas dos Carris.

A uma distância não muito grande, as Minas dos Carris passam quase despercebidas na paisagem montanhosa da Serra do Gerês.
Fotografias: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Ana Fundo disse...

Em relação à quinta foto, o meu pai diz que se tratava da Cantina, que era o local aonde o pessoal se ia abastecer, de géneros alimenticios.

Ana Paula
ana.paula.pereira@netvisao.pt