sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Vox Populi

Carris, 22 de Abril de 2007

Hoje, em conversa com um amigo de longa data, tive conhecimento que num certo fim de semana alguém decidiu fazer uma caminhada até às Minas dos Carris. Percorrendo o Vale do Alto Homem essa pessoa, não o meu amigo, ficou surpreendido quando após já percorrer mais de dois terços do caminho foi confrontado por alguém que deveria ser Guarda da Natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) ou membros do SEPNA da Guarda Nacional Republicana (o meu amigo não me disse que autoridade era, mas só podem ser membros destas 'forças'). Nesse encontro, a tal pessoa foi informada que não poderia completar a sua caminhada pois é proibido ir às Minas dos Carris certamente pelas razões que todos nós conhecemos e sobre as quais eu aqui já falei. Aparentemente, os guardas já tinham dado caça a um grupo de nove caminheiros que também teriam ido ou se encontravam a caminho dos Carris.

Bom, o que posso dizer sobre este facto? Para vos dizer a verdade já me cansei de falar sobre este assunto que começa a parecer no mínimo ridículo devido à atitude tomada pelo PNPG. Compreendo que se impeça uma multidão de 30, 40 ou mesmo 50 pessoas de subir aos Carris (acreditem que eu já as vi e bastante ruidosas). Não compreendo a roleta russa e o jogo de sorte e azar que é por vezes caminhar até aos Carris. Não compreendo por vezes a atitude de caça a quem pretende preservar alguma coisa na serra. Simplesmente, já não compreendo nada... já não compreendo a atitude dos doutos que encafuados nas secretárias não entendem o que se passa e estão arredados da realidade. Não entendo inércias, incompetências... sinceramente, já não entendo nem reconheço este país!

...ufa!

Gostava de ouvir / ler a vossa opinião sobre este assunto. Não tenham problemas em escrever seja o que for e se autorizarem poderei publicar a vossa voz. Este blogue é pequenino, mas temos de começar por algum lado...

Fotografia: © Rui C. Barbosa

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rui:

Até hoje só visitei os Carris 2 vezes, nunca tive "stresses" com quaisquer guardas. Mas tenho uns amigos que sempre que vão lá acima entram e saem por Espanha, e esses sim já viram guardas nos Carris. Estes deveriam ser do PNPG e tentaram interpelar estes meus amigos, mas como medo de alguma multa ou coisa do género, não arriscaram e simplesmente puseram-se a andar, só parando nos marcos de fronteira, ao chegarem aí repararam que os ditos guardas desistiram da "perseguição".

Anónimo disse...

Eu sou a favor de um "Parque" livre. Já caminhei em várias "Parques" em Espanha e nunca vi guardas, ou seja lá o que for a impedir seja quem for. Até pelo contrário.

As boas práticas já vem na "educação ambiental". Quem gosta da montanha sabe que a deve proteger, manter limpa...

O que não entendo é o PNPG levar "autocarros" de banhistas para as lagoas da Portela do Homem. Onde estes deixam lá o seu lixo...
E tb não entendo a razão de não haver um Refúgio na Serra do Gerês.
Publiquei (em tempos) no meu blogue (umpardebotas.blogs.sapo.pt) um artigo sobre a possibilidade de se criar um Refúgio nos Carris (ponto mais alto da Serra: + Nevosa)

Durante séculos os PASTORES fizeram parte do PNPG. AGORA são vistos como mefastos, tal e qual os caminheiros. é a vida!

Se o Miguel Torga estivesse vivo, o que diria...


medronho

agostinho costa disse...

Neste país repleto de mentalidades tacanhas é normal ver-se atitudes destas. Esses guardas não guardam nada. Não punem que devereriam punir, não andam por onde deveriam andar. Onde estão eles quando centenas e centenas de pessoas invadem a área de protecção especial de Albergaria, deixando impunemente o seu lixo por tudo quanto é lado? Onde está este excesso de zelo, quando incendiários vagueiam livremente pelo Parque? Será que a vigilância, garantia da protecção do Parque, é feita sem qualquer disciplina? Apanhar e maltratar quem anda na montanha com espírito ambientalista é insultar quem realmente vigia e alerta para os problemas do Parque. Sim, esses amantes da Natueza que percorrem quilómetros através do nosso querido Gerês, conhecem melhor o terreno, a fauna e a flora do que esses guardas de trazer por casa. A estes peço que deixem em paz quem ama verdadeiramente a Natureza e que actuem em conformidade com a lei, vigiando e punindo apenas e só aqueles inergúmenos (e são muitos), que sem quaisquer escrúpulos vão silenciosamente destruindo um património que é de todos nós.
Esta espécie de caça às bruxas em forma de roleta russa só beneficia quem destrói. Se querem ter um Parque saudável, está na hora de o tornar mais organizado. Assim, é preciso criar uma vigilância mais apertada, é necessário criar caminhadas guiadas às Minas dos Carris e a outros locais de protecção e especial para que se evite a destruição gradual do património histórico e ambiental. A democracia com os seus deveres e obrigações deve ser aplicada a todos. Não faz sentido esta perseguição a quem de boa fé só quer o bem do Parque.