terça-feira, 27 de novembro de 2007

Edifícios das Minas dos Carris (III)

Carris, 7 de Outubro de 2007

Tentar saber qual a utilização e objectivo de cada edifício nas Minas dos Carris foi sempre um dos meus objectivos desde que pela primeira vez completei aquela caminhada em finais dos anos 80. Já nessa altura a destruição do património em Carris era por demais evidente fruto dos poucos anos de vandalismo, mas também o reflexo de um país cujas condições obrigavam a actos de quase sobrevivência.

Nesta fase a maior parte dos edifícios em Carris estão devidamente referenciados como podem ter a oportunidade de ler neste blogue. Porém, existem ainda alguns edifícios sobre os quais pouco se sabe, nomeadamente o seu ano de construção e qual a sua utilidade. Dentro do grupo destes edifícios encontram-se as quatro casas que o visitante pode observar à sua esquerda ao chegar às Minas dos Carris através do Vale do Alto Homem. Outra interrogação prende-se sobre a utilidade de uma base de alvenaria que existe entre a Cantina e o Dormitório, e finalmente qual o ano de construção e objectivo de cada edifício naquela que eu chamo de Zona Industrial de Carris onde se encontram os locais de lavagem e processamento de minério.

Qualquer informação que tenham sobre a origem, plantas e construção destes edifícios é sempre bem vinda.

Para finalizar um pequeno passatempo: alguém sabe qual era o edifício que servia para guardar o material explosivo em Carris? Podem responder para o e-mail que está disponível e se mandarem uma fotografia ainda melhor. Humm, até pode ser que haja prémio...

Fotografias: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso eu penso saber onde era o paiol .
Situava-se atrás do Penedo da Saudade , no caminho existente de descida para a entrada da mina da Garganta das Negras .
Certo ?

Rui C. Barbosa disse...

É isso Miguel, nem mais!!! Até há poucos anos era o único edifício com telhado e onde se podia permoitar ao abrigo dos elementos. Aquilo do prémio não era a brincar... peço-te que me envies um e-mail para rcb@netcabo.pt para te explicar melhor o que é.