quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Concessões mineiras

Carris, 2 de Abril de 1946

A 2 de Abril de 1946 a Sociedade Mineira dos Castelos, Lda. na altura representada por uma Comissão Administrativa nomeada pelo governo, propõe para Director Técnico das Minas dos Carris o Eng. Augusto Barata da Rocha em substituição do Eng. Pedro Simões.

No documento de proposta enviado ao governo, a sociedade numera as concessões mineiras que iriam ficar sobre responsabilidade do novo Director Técnico. Este documento é um documento importante para a História Mineira da Serra do Gerês pois enumera muitas das concessões mineiras existentes na área dos Carris: na freguesia de Cabril - concelho de Montalegre: Salto do Lobo, Carris 3, Garganta das Negras, Carris II, Salto do Lobo II, Castanheiro, Corga das Negras I, Corga das Negras II, Lamalonga I, Lamalonga II, Lamalonga III, Pinhedo, Carris 4, Carris 5, Laijão, Concelinho I, Matanças, Matança I, Peito do Galo, Peito do Galo I, Cadeiró, Xertelo I e Xertelo III; na freguesia de Vilar da Veiga - concelho de Terras de Bouro: Lamas de Homem I, Lamas de Homem 3, Adrótegas (um erro de escrita no documento pois certamente se queria referir a Abrótegas!), Altar dos Cabrões e Cidadelhe.

Desta longa lista de concessões mineiras destacam-se algumas zonas que hoje constituem zonas muito frágeis do Parque Nacional da Peneda-Gerês e que estiveram assim ameaçadas por uma possível exploração de minério. Muitas destas concessões viram somente trabalhos de sondagem que procuraram ali determinar se a quantidade de minério seria rentável para exploração. Em alguns locais, tais como Castanheiro, Cadeiró ou Pinhedo, a exploração desenrolou-se a um nível muito baixo.

A exploração de minério no Castanheiro passa hoje quase despercebida e somente se observa uma pequena escombreira.

Felizmente em certos locais, tais como no Concelinho, Matança, Lamas de Homem, Abrótegas, Altar dos Cabrões e Cidadelhe, a quantidade de minério encontrada não justificou a exploração comercial dos respectivos jazigos e hoje podemos ver a sua beleza em todo o explendor... quer dizer, não podemos porque não se pode visitar tais locais por ficarem na Área de Protecção Total do Parque Nacional da Peneda-Gerês!!!

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: