segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Será possível?

Carris, 28 de Outubro de 2007

É no rescaldo de mais uma ida às Minas dos Carris e após muitas conversas com pessoas que não conseguem compreender a posição do Parque Nacional da Peneda-Gerês perante as caminhadas que muitos pretendem realizar até àquela zona, que eu me pergunto: "Será possível algum dia conciliar estas duas posições?"

Será possível recuperar o caminho que percorre o Vale do Alto Homem entre a ponte sobre o Rio Homem e às Minas dos Carris? Será possível um parque nacional criar um percurso devidamente sinalizado que leve as pessoas a visitar aquela zona e tomar consciência da sua importância para o parque nacional? Será possível criar-se um núcleo museológico na Portela do Homem que possa mostrar aos visitantes a História das Minas dos Carris e depois ter um passeio organizado por mês para que as pessoas possam visitar a zona? Será possível fazer a recuperação de uma ou duas casas criando um abrigo de alta montanha e um ponto de apoio aos visitantes? Será possível criar uma visita guiada pelo complexo fazendo um tipo de roteiro do qual os visitantes não deveriam sair não havendo assim a possibilidade de se confrontar com uma cabrita selvagem ou pisar um ecossistema frágil? Será possível criar postos de trabalho no qual as pessoas se dedicariam ao núcleo museológico e teriam como função mostrar a beleza daquela zona do parque nacional? Será possível as pessoas que trabalham no parque serem capazes de comunicar com as outras pessoas que realmente querem tomar um contacto com a natureza? Será que os nossos dirigentes e as pessoas que trabalham para este tipo de entidades são capazes de se colocar ao mesmo nível de nós e terem ideias que na realidade consigam conciliar estas coisas todas? Será que são capazes de ter uma perspectiva de futuro pensando na preservação do parque nacional e ao mesmo tempo mostrando o trabalho que se faz? Será possível criar um sistema de quotas no qual as diversas associações que pretendessem levar a cabo visitas às Minas dos Carris apresentassem dentro de tempo útil as suas propostas e lhes fosse concedida a possibilidade de levar a cabo as suas caminhadas às Minas dos Carris? Será que há alguém que pense nestas coisas e que seja capaz de ver os dois lados do problema e o consiga resolver sem embandeirar por fanatismos ambientalistas ou libertários?

Continuo-me a perguntar...

...mas será que é mesmo possível?

Fotografia © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Manuel Silva disse...

Curioso ler este este texto!

estive há dias nas minas dos carris e gastámos muito tempo a discutir exactamente essas questões.

Eu acredito que até seria possível criar lá em cima um albergue de montanha, dentro do estilo dos que existem nos pirineus!