quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Casa de habitação para o pessoal superior da mina

Carris, 22 de Abril de 2007

Já aqui vos falei por várias vezes sobre um dos edifícios mais característicos existentes nas Minas dos Carris. Este edifício, que é um dos mais pequenos ali existentes, constituiu em tempos uma cozinha que ser via um outro edifício que se erguia ao seu lado. Deste edifício somente existe hoje a fundação sobre a qual assentava.

Este edifício era a casa de habitação para o pessoal superior da mina. Constava de oito habitações de dois corpos de edifícios distintos, conforme se pode constatar na imagem em cima. O edifício mais pequeno era destinado somente à cozinha (nada de capelas ou afins!!!) e dispensa e o outro edifício era utilizado para habitação contendo uma sala de jantar, sete quartos e casa de banho com retrete (!). A ligação entre os dois edifícios era feita por uma passarela.
O edifício utilizado para cozinha era constituído por alvenaria ordinária e o seu telhado era de duas águas com cobertura a lusalite. A habitação propriamente dita era composta de alvenaria somente até ao nível do pavimento, sendo as paredes acima deste nível constituídos por uma armação em madeira com revestimento exterior de lusalite e interior de madeira. A cobertura era de duas águas e fabricada em lusalite.

© (Não está permitida a reprodução deste documento); Edição: Rui C. Barbosa
Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: