segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Concessão 949 - Borrageiros, Mina de Borrageiros


Borrageiros, 28 de Outubro de 2007

Para além das concessões mineiras que fazem parte das Minas dos Carris, existiam na Serra do Gerês outras concessões mineiras cujas Histórias desconhecemos quase por completo. Algumas destas concessões podem não ter passado de uma fase de sondagem inicial (2807 - Castanheiro, 999 - P Romião, 3213 - Lomba / Cadeiró, ??9 - Cidadelhe) mas outras constituíram centros de prospecção bastante activos como se pode verificar pela dimensão das suas escombreiras.

Uma destas explorações terá sido a concessão 949 - Borrageiros, conhecida por Mina de Borrageiros. Escondida num vale não muito longe de um promontório granítico do mesmo nome, a Mina de Borrageiros terão fornecido volfrâmio e estanho. O complexo seria composto por uns seis edifícios de pedra talvez para albergar os mineiros e serviços da mina, e talvez existissem algumas casas em madeira. Não muito longe destas casas e espalhadas pela encosta do vale, observam-se quase uma dezena de outras pequenas construções em pedra.

Para além da exploração a céu aberto das quais se originaram escombreiras de média dimensão, é conhecida pelo menos uma boca de mina que está totalmente alagada.

Não tenho conhecimento do início da exploração das Mina de Borrageiros, no entanto sei que a sua actividade será anterior às Minas dos Carris. As minas terão sido exploradas pela Empreza Mineira das Borrageiras, Limitada, sendo na altura denominada Mina de Borrageiros.

Curiosamente não existe qualquer caminho largo de acesso a esta concessão mineira (a estrada actualmente existente e que passa muito próximo destas minas foi aberta pela EDP aquando da construção de pequenas barragens na serra). Em finais dos anos 80 a Sociedade de Minas do Gerês solicitou ao Parque Nacional da Peneda-Gerês uma autorização para a abertura de um caminha até à Mina de Borrageiros com o intuito de proceder a uma análise da viabilidade financeira da mina. Esta concessão não foi dada pelo parque nacional.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: