domingo, 2 de setembro de 2007

Alemanha nos Carris

Carris, 19 de Maio de 2007

De toda a informação histórica que consegui até agora reunir relativamente às Minas dos Carris, não surge qualquer informação relativa ao envolvimento alemão na exploração dessas minas. Porém, basta falar com as pessoas que durante anos trabalharam em Carris para que surjam referências a uma presença da Alemanha nas Minas dos Carris pelo menos num período antes da Segunda Guerra Mundial. No entanto, e tendo em conta que as relações diplomáticas entre os dois países foram mantidas até ao final do conflito, é de crer que esta presença se possa ter alargado até 1945.

Durante 1943, e segundo esta cronologia, várias minas em Portugal "...passam para as mãos do alemães" e o mesmo pode ter acontecido com as Minas dos Carris. Tendo a exploração da concessão do Salto do Lobo sido solicitada pela primeira vez a 21 de Junho de 1941, com a exploração em larga escala a ter início em meados de 1943 pela Sociedade Mineira dos Castelos, Lda a quem é concedida a cencessão provisória a 19 de Abril de 1943, poder-se-á deduzir talvez um envolvimento alemão nesta sociedade de exploração mineira.

Certamente este é um assunto que deverá merecer uma atenção mais redobrada...

Fotografia © Rui C. Barbosa

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas Rui,

bom trabalho tens aqui. Continuação.

Valter Capela (filho de Graciete Capela)

PS - coisa que me intriga, será que por causa das minas há tantos casos de mortes cancerígenas no Gerês?

Rui C. Barbosa disse...

Não sabia desse índice de mortes cancerígenas no Gerês, no entanto seria bom tentar saber de que tipo de doença estamos a falar. Não estou muito por dentro deste assunto mas sei que sendo uma zona onde abunda o granito, poderá por si só ser uma zona com alguns níveis radioactivos. Não sei se isso terá influência na incidência de cancro no Gerês, mas como referi seria um assunto a investigar. Não creio que as Minas dos Carris tenham alguma influência nisso.