terça-feira, 4 de setembro de 2007

A guarita do cantoneiro e a guarda das cabras

Carris, 18 de Março de 2007

Uma ida às Caldas do Gerês é sempre um bom motivo para conversar acerca das Minas dos Carris com velhos conhecidos e não só. Nestas conversas vão sempre surgindo novos pormenores dois quais se vão tomando nota e que nem fazíamos a menor ideia de que assim seria.

Por exemplo, sempre tive a ideia de que as construções visíveis na Água da Pala estavam relacionadas com as Minas dos Carris, sendo qualquer tipo de controlo de acesso às minas. É certo que seria um controlo muito longe da chegada e que não faria muito sentido existir ali. Uma outra teoria apontava para ser o local onde os camiões ou transportes de minério se cruzavam por ali ser uma zona mais larga do caminho e este ser demasiado estreito em quase todo o seu percurso. Pois bem, nada mais longe da realidade...

Na Água da Pala existem duas construções que já aqui foram descritas neste blogue. Uma destas construções (por sinal a que surge na fotografia desta entrada no blogue) é uma pequena guarita feita em blocos de cimento, o que por si só indica não ser muito antiga. Da outra construção apenas resta a base em cimento na qual se observam alguns rebites que serviriam para apoio de uma parede em madeira. Esta casa servia de pequeno curral para a guarda de um rebanho de cabras que alegremente deveria pastar pelos altos serranos na zona dos Carris e arredores. Em tempos foi também utilizada como abrigo para os homens que tiveram em tempos como função arranjar a estrada entre a ponto sobre o Rio Homem e os Carris. A pequena guarita serviu em tempos de abrigo ao cantoneiro responsável pela preservação deste caminho!

São mais duas pequenas peças para ajudar a construir o puzzle das Minas dos Carris...

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: