quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Resgates no PNPG

 


Para memória futura.

No dia 4 de Setembro de 2025, a equipa de Busca e Resgate em Montanha da Guarda Nacional Republicana, através do Posto de Busca e Resgate em Montanha do Parque Nacional da Peneda-Gerês, foi acionada pelo Comando Sub-Regional do Alto Tâmega e Barroso para uma ocorrência de queda junto ao trilho do Poço Verde, no concelho de Montalegre.

No local, foi assistida uma vítima do sexo feminino que, após estabilização, foi transportada pelos Bombeiros Voluntários de Salto para o Hospital de Chaves.

Durante o deslocamento para esta ocorrência, a equipa foi abordada por dois cidadãos que solicitaram auxílio para uma segunda vítima, do sexo masculino, de 67 anos, que teria sofrido uma queda com suspeita de Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE) nas Cascatas Fechas de Varzeas.

Perante a simultaneidade das situações, foi realizada uma gestão eficiente e criteriosa dos meios, permitindo a divisão da equipa de forma a garantir resposta pronta a ambas as ocorrências.

Graças à rápida intervenção e coordenação entre a GNR, os Bombeiros Voluntários de Salto, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Rio Caldo, o Comando Sub-Regional do Alto Tâmega e Barroso e o Comando Sub-Regional do Cávado, foi possível assegurar a estabilização e transporte das vítimas, concluindo as duas operações com sucesso.

A Guarda Nacional Republicana, através do Posto de Busca e Resgate em Montanha, reafirma o compromisso de garantir a segurança de todos os que frequentam as zonas de montanha do Parque Nacional da Peneda-Gerês, reforçando a sua missão de proximidade, proteção e socorro à população.



Texto e fotografias: Guarda Nacional Republicana

Sem comentários: