O Trilho das Bruxas de Harz ("Harzer Hexenstieg" no original em alemão) é um percurso pedestre de cerca de 100 km que decorre entre Osterode am Harz e Thale, na Alemanha, seguindo pelas montanhas de Harz e atingindo o seu ponto mais elevado no Monte Brocken.
O percurso foi projectado pela Associação de Transportes de Harz e pelo Clube de Harz Club, sendo parte de um sistema de percursos pedestres denominado "Harzer Wandernadel".
No nosso quinto dia no Harzer Hexenstieg, percorremos a etapa que liga Rübeland à pequena vila de Treseburg.
Deixando Rübeland, seguimos em direcção ao espaço Harzdrenalin - uma zona de recreio e desportos radicais que se encontra junto de uma barragem no Rio Bode. Aqui, atravessamos a Ponte Titan - supostamente a maior ponte suspensa da Europa - sobre o Vale Rappbode e com um comprimento de 458,5 m. Concluída na Primavera de 2017, esta elegante construção de cabos ancora-se com umas impressionantes 947 t de tensão nos penhascos de ardósia de ambos os lados do vale. Quatro cabos de suporte principais, cada um com 65 mm de diâmetro, formam a espinha dorsal da estrutura de 120 t. Dois cabos de estabilização mantêm a ponte em forma — e em posição durante ventos fortes. A passarela gradeada com 120 cm de largura é ladeada por um corrimão com 130 cm de altura e protegida por uma rede de aço inoxidável.
Deixando a ponte, seguimos através dos típicos bosques germânicos e prados até chegar engtrar num longo vale, iniciando a descida para Altenbrak, rodeada por montanhas verdes, prados e florestas magníficas.
Com uma cordilheira baixa, um clima terapêutico e a sua localização na região turística do Vale do Bode, conhecida pelos seus inúmeros mitos e lendas, Altenbrak proporciona uma experiência de férias única. Aqui encontramos trilhos relaxantes, mas emocionantes, exercícios de spa e rotas de caminhada nórdica.
Passando Altenbrak, e seguindo por um velho caminho mineiro, chegaríamos a Treseburg, terminando mais um dia no Trilho das Bruxas de Harz.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário