sexta-feira, 5 de abril de 2024

Trilhos lá fora - Reconhecimento da Etapa 4 da Grande Rota Transfronteiriça Gerês-Xures

 


Caminhada de reconhecimento da Etapa 4 "Grande Rota Transfronteiriça Gerês-Xurés".

Com uma distância total de 21,4 km, a quarta etapa da Grande Rota Transfronteiriça Gerês-Xurés leva-nos de Lobios a Lobeira. Porém, e devido ao facto de o nível da albufeira da Barragem de Lindoso estar na cota máxima, parte do percurso encontra-se inundado, o que implica um desvio que acresce 2,5 km à distância final.


A Grande Rota Transfronteiriça Gerês-Xurés completa o circuito iniciado com a Grande Rota da Peneda-Gerês, caminhando através das paisagens rurais e de montanha do Parque Natural de Baixa Limia – Serra do Xurés.

A diversidade climática impõe, no Parque Natural de Baixa Limia-Serra do Xurés, dois climas e, em consequência, duas vegetações diferentes.

Uma das grandes atrações deste parque é sua variedade paisagística. Quanto à vegetação, este espaço se situa entre duas grandes regiões de flora europeias: a euro siberiana, da província atlântica, e a mediterrânea, da província carpetano-leonesa. Por isso, a vegetação alterna bosques caducifólios, característicos das áreas climáticas húmidas, com os de folha perene. Os habitantes da região aproveitam as terras mediante pastagens e cultivos forrageiros, alternando-os com pousios de centeio.





Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: