terça-feira, 9 de abril de 2024

A Mata de Albergaria, a Costa de Bargiela e o Vale do Rio Homem em finais do século XIX

 


Em muitas situações os registos fotográficos existentes são difíceis de encontrar. Acredito que, escondidos ou esquecidos em arquivos, existem verdadeiros tesouros visuais que nos ajudam a compreender como era a Serra do Gerês (e, obviamente, as outras serras que fazem parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês) há várias décadas.

De facto, é um trabalho de salvaguarda e de registo que falta fazer, isto é, criar uma biblioteca visual que guarde a memória do passado. No entanto, a Aqualibris - Biblioteca Digital do Cávado, será um passo importante para a preservação dessa memória.

O blogue Carris tem vindo a procurar e a oferecer aos seus leitores algumas dessas imagens que são verdadeiros portais para o passado e que nos mostram as paisagens de outros tempos. São já muitos esses exemplos, com principal incidência nas Minas dos Carris, razão inicial de ser deste blogue.

Hoje a fotografia que aqui vos apresento é um fantástico documento fotográfico que nos mostra parte da Mata de Albergaria, da Costa de Bargiela (varziela) e do Vale do Rio Homem possivelmente obtida em Setembro de 1882 durante uma expedição da Sociedade Geográfica de Lisboa dirigida por Hermenegildo Brito Capelo e Leonardo Torres.

Na imagem, especial nota para a Casa Florestal da Albergaria (onde hoje se situação o Centro de Recuperação de Animais Selvagens) e a estrada que ligava à Portela do Homem.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: