sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Serra do Gerês - De Lamas a Junceda pelo Miradouro de Fonte-à-Mão

 


Antecipando a chegada breve da chuva, fiz uma caminhada com o intuito de subir pela encosta do Torgo seguindo aqui o traçado do Trilho dos Miradouros.

Iniciei o percurso junto à Fonte de Lamas e segui em direcção às ruínas da Casa Florestal de Lamas, descendo depois pela Encosta de Lamas até chegar à Estrada das Voltas de S. Bento. Havendo aqui a possibilidade de seguir pela estrada até atingir o traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês, segui no entanto em direcção ao Mirante Velho e depois pelo Miradouro de Fonte-à-Mão, que se encontra mais abaixo.

Seguindo no caminho florestal, virei à esquerda no disfarçado caminho por entre a vegetação. Infelizmente, esta parte da encosta do Vale do Rio Gerês encontra-se quase na sua totalidade infestada pelas mimosas, escapando aqui ou ali uma pequena mancha do que teria sido o coberto florestal original que escapou à voracidade dos incêndios. No entanto, o caminho será interessante em termos paisagísticos em dias abertos e sem nevoeiro, o que não foi o caso deste dia!


Seguindo acima da chamada 'Lama Verde', o caminho vai serpenteando pela encosta, passando pelo Ribeiro do Escuredo e abaixo do Campo de Futebol da Pereira, chegando então ao traçado do Trilho dos Miradouros e da Grande Rota da Peneda-Gerês já na zona do Zanganho. Descendo à variante às Caldas do Gerês, segui na direcção da Casa do Guarda do Zanganho (Trilho dos Miradouros) e depois pela variante até iniciar a subida para o Torgo seguindo o percurso homologado. A trepada levar-me-ia até às imediações da Casa Florestal de Junceda e depois a passar pelo Miradouro da Junceda, já direcção da Fonte de Lamas onde terminei o percurso.

Ficam algumas fotos do dia...















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: