quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Serra do Gerês - Até ao Curral de Albergaria pela Estrada da Geira

 


Com os dias mais tranquilos de Setembro, decidi percorrer a Estrada da Geira entre a Bouça da Mó e o velho Curral de Albergaria que se localiza não muito longe dos Viveiros de Albergaria.

Com o menor fluxo de viaturas motorizadas pela Estrada da Geira, é possível ter-se uma magnífica experiência de caminhar num local tranquilo por entre o chilrear dos pássaros e os sons de emanam por entre as ramadas do bosque, ao mesmo tempo que - à medida que nos aproximamos do Bico da Geira - se vai começando a escutar o Rio Homem no fundo do vale por onde em tempos se percorreu a Geira Romana. Daqui em diante, vamos penetrando cada vez mais profundamente nos bosques da Albergaria, passando à sombra de Pena Longa e chegando à Volta do Covo tendo já como pano de fundo as paredes agrestes das serranias que se nos deparam como um papel de parede que adorna a paisagem.


O Rio Homem vai cantando por entre as rochas do seu leito e em pouco tempo, após a Balsada, chegamos à Albergaria e à ponte que salta sobre o Rio Maceira com as suas «feridas» de Verão. O Curral de Albergaria, propriedade dos antigos habitantes de Vilarinho da Furna, surge pouco depois da Casa Florestal de Albergaria por entre o arvoredo. Na sua área, conserva ainda as ruínas do seu velho abrigo pastoril.

Ficam algumas fotos deste curto passeio...















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: