sexta-feira, 5 de abril de 2019

Um pensamento básico e retrogrado


O seguinte é um apelo publico feito no facebook por um caçador a propósito das jornadas que irão decorrer nos Arcos de Valdevez a 13 e 14 de Abril...

"Luis Gusmão
15 h · 
PORQUE DESDE QUE EXISTIMOS CAÇAMOS!!!
APELO A TODOS O CAÇADORES A VOSSA PRESENÇA DIA 13 ABRIL DE 2019.
PELA DEFESA DA CAÇA E DO MUNDO RURAL E DAS SUAS POPULAÇÕES....
VAMOS MOSTRAR A NOSSA FORÇA...
13 DE ABRIL 2019 AS 09.30H...
CASA DAS ARTES
ARCOS DE VALDEVEZ"

Porque desde que existimos evoluímos e como tal, como espécie inteligente, fomos abandonando actividades que em tempos tiveram a sua função na nossa sobrevivência. Porém, nos nossos dias, quantos caçadores em Portugal caçam para se alimentarem? A resposta é óbvia! Nenhum!

A caça existe transvestida de actividade de contacto com a Natureza, quase como uma afirmação absurda de uma superioridade especista que não faz qualquer sentido numa sociedade moderna. Isto vem também em linha com o gasto argumento de uma guerra imaginária entre o «mundo rural» e o «mundo das cidades», curiosamente um argumento muitas vezes utilizado pelos aficionados da barbárie tauromáquica para justificar o injustificável. 

Se a um caçador lhe dá tanta adrenalina ou excitação perseguir um animal, porque não o fazem com uma máquina fotográfica em punho? Porquê? Porque o elemento «morte» não está presente! Assim, o tão apregoado "gosto pela Natureza" não passa de uma máscara, uma capa artificial para justificar o gosto sádico pela perseguição e morte de um ser vivo, pois falta-lhe a empatia pela vida dos animais que perseguem.

Assim, é importante que a caminhada que tens previsto para o dia 13 de Abril possa ser adiada. A montanha ou o passeio à beira mar podem esperar porque a vida selvagem que faz parte do nosso Parque Nacional precisa da tua ajuda, da tua participação na manifestação que terá lugar a 13 de Abril, pelas 15h00, na Casa das Artes - Arcos de Valdevez. Esta é uma manifestação pela defesa do nosso único Parque Nacional e contra a caça à cabra selvagem que na altura será promovida num infame evento a decorrer nas instalações daquela porta de acesso ao parque nacional.

Mais informações sobre o evento aqui.

Apela-se à partilha e à mobilização e participação de todos aqueles que amam o Parque Nacional e que amam a Natureza!

Não deixem de participar nesta manifestação e afirmar em voz alta que a caça à cabra selvagem não tem qualquer fundamento e que não deve ser praticada no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

2 comentários:

Blue disse...

Muito bem. Rui.
Obrigado

Luís Miguel Novais disse...

Lamento, tal e qual a natureza, devemos coexistir, mas voce não, nem se quer admite o que é um erro...o futuro o dira...não estou de todo desiludido, porque mais oportunidades virão!