domingo, 14 de abril de 2019

Exposição 'Fafião - Memórias de um tempo'


Já todos ouvimos falar do abandono daquilo a que muitos chamam de «mundo rural» e da desertificação das aldeias em todo o país. Porém, existem aldeias onde curiosamente isto não se verifica ou que encetaram uma luta para reverter esse sentido.

Enquanto que existem aldeias onde o objectivo principal é o de construir a capela mortuária ou o parque de estacionamento para «os velhinhos irem ao cemitério» ou à missa semanal, outras têm como objectivo proporcionar aos seus habitantes uma oferta cultural e uma vida - mesmo nos seus últimos anos - cheia de alegria e proporcionar-lhes o conforto que merecem.

Aldeias como Pitões das Júnias ou Fafião, destacam-se no panorama geral da Serra do Gerês como aldeias com vida e com uma oferta cultural ímpar e significativa.

Nos últimos anos, Fafião tem desenvolvido um trabalho magnífico direccionado para os seus habitantes e para quem os visita. É na sequência deste trabalho que a 1 de Maio é inaugurada mais uma exposição fotográfica no espaço do EcoMuseu.

A exposição 'Fafião - Memórias de um tempo' é composta por fotografias obtidas ao longo do ano pelo fotógrafo Armando Jorge, que coleccionou os vários eventos, desde a Vezeira, os Alambiques, o fazer do Pão, o trabalho de Campo,etc.

Sem comentários: