quarta-feira, 10 de abril de 2019

A Natureza e o PNPG a saldo


As mais recentes notícias sobre a possibilidade da caça à cabra selvagem nas serranias Geresianas e da possibilidade da abertura de diversas prospecções mineiras na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês ou na sua vizinhança, vêm demonstrar que a Natureza está a saldo.

Não interessa a defesa da vida selvagem e do seu equilíbrio natural sem interferência do Homem. Não interessa dar tempo à Natureza para se reajustar a um desequilíbrio introduzido pelo próprio Homem através da caça. Não interessa a imagem de um Parque Nacional onde a preservação da Natureza em são equilíbrio. Interessa o benefício económico. Interessa a justificação da matança sem sentido somente pelo gosto de matar transvestido de amor pela Natureza. Interessa acicatar lutar artificiais entre o suposto mundo rural e as pessoas que vivem nas cidades.

Não interessa a beleza da paisagem. Interessa o lucro do lítio e outros minérios nas prospecções no Alto Vez e em toda a encosta Norte da Serra da Peneda. Não interessa a limpeza dos nossos rios e lagos. Interessa a paisagem lunar de onde se vai tirar o minério que um dia vai esgotar, mas que vai deixar as águas dos rios e lagos poluídas.

Dizem agora que o evento promotor da caça à cabra selvagem não deveria ter sido suspenso e que se perdeu uma hipótese de debater o assunto. Como se pode debater com alguém que usa argumentos tão falsos como a preservação de uma espécie que em tempos foi extinta pelos mesmos que agora dizem ser o arauto da sua protecção? 

Não à caça à cabra selvagem no PNPG! Não à prospecção mineira no PNPG!

A imagem em cima mostra o resultado de uma prospecção de lítio em Covas de Barroso (Imagem: TVI).

Sem comentários: