terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Caracterização da área das Minas dos Carris – a Serra do Gerês


Situadas no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, as Minas dos Carris encontram-se junto à fronteira Galega em plena Serra do Gerês dentro dos limites administrativos do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) que foi criado pelo Decreto-Lei n.º 187/11 de 8 de Maio baseado no então regime de protecção da Natureza que havia sido estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 9/70 de 19 de Junho. O PNPG foi uma das primeiras áreas protegidas em Portugal e até aos nossos dias mantém-se a única com o estatuto de Parque Nacional.

A Serra do Gerês está situada entre o Rio Homem e o Rio Cávado, constituindo uma cadeia granítica que se estende de nordeste para sudoeste, numa extensão de 35 quilómetros, entre a Fonte Fria e o Rio Caldo, atingindo os 1545 metros de altitude no Pico da Nevosa.

Há vestígios de características geomorfológicas de origem glaciar de baixa altitude, como blocos erráticos, moreias e pequenos circos glaciários (Lago Marinho e Couce). Tanto a flora como a fauna desta região são consideradas das mais ricas de Portugal. No Gerês, a vegetação está escalonada por três zonas de altitude: na primeira, até 1200 metros, predominam os castanheiros, azevinhos, medronheiros e pilriteiros; na segunda, de 1200 a 1400 metros, os teixos, vidoeiros e pinheiros nórdicos; na terceira, acima de 1400 metros, as árvores dão lugar a pequenos arbustos e ao zimbro que cobrem os cumes. Nesta serra abundam os jacintos, narcisos e os lírios. Ocasionalmente, aparecem planaltos com vegetação herbácea onde, de Maio a Setembro, pastam as vezeiras.

Texto adaptado de “Serra do Gerês” in Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2012. 

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: