segunda-feira, 27 de março de 2017

Trilhos seculares - Da Pedra Bela à Lomba do Vidoeiro


Aproveitando a tarde de Sábado depois de um dia de neve nas Minas dos Carris, em pequeno passeio entre a Pedra Bela e o Curral da Lomba do Vidoeiro.

O pequeno percurso seguiu parte do Trilho dos Currais, iniciando-se no cruzamento da Pedra Bela e seguindo em direcção ao Curral da Espinheira. Aqui, aproveitamos para revisitar o seu forno e foi com tristeza que o vi alagado, coma cúpula abatida. Certamente que o forno deverá merecer a atenção dos responsáveis, apesar de ser um curral já desactivado, e ser reconstruido.

Seguimos então em direcção ao Curral da Carvalha das Éguas que agora se encontra vedado e com passagem impedida a por quem lá passa, seguindo então para o Curral da Lomba do Vidoeiro.

Nos recantos mais escondidos a neve ainda se fazia mostrar em insignificantes quantidades, mas a parte mais elevada da Serra do Gerês naquela zona ainda se mantinha com o cenário invernal. Com o aproximar da borrasca, regressamos ao ponto de partida seguindo pelo estradão florestal que liga este último curral à estrada da Pedra Bela.































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: