terça-feira, 15 de dezembro de 2015

2º aniversário da publicação do livro 'Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês'


Passaram já dois anos desde a publicação do livro "Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês". Este livro foi o objectivo com o qual este blogue foi criado.

O dia 15 de Dezembro de 2013 fica para mim assinalado para sempre como o dia da publicação de "Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês". Este foi um trabalho que me deu um prazer imenso em realizar e com ele explorei ao máximo toda a zona das Minas dos Carris e áreas circundantes, acabei por visitar outros locais de mineração no Gerês, conheci antigos trabalhadores e mineiros, além de responsáveis pela mina nos diversos períodos temporais de mineração. Consultei arquivos em Lisboa, Porto e Braga, entrevistei diversas pessoas e acima de tudo consegui um espólio de memórias, registos escritos e fotográficos que me permitiram escrever o primeiro livro sobre uma história que se mantinha escondida já por tempo demais.

Continuo a dizer que o livro é um trabalho amador. Não seguiu os rígidos parâmetros de uma investigação académica, mas foi sendo escrito e estruturado com paixão e com o desejo de conhecer cada vez mais.

Finalmente publicado com um bem sucedido crowdfunding, o livro serve agora de testemunho escrito e visual de todos aqueles que trabalharam nas Minas dos Carris e é um tributo à memória de todos aqueles que por lá passaram em algum momento das suas vidas.

Infelizmente, uma segunda campanha de financiamento de uma segunda edição do livro não foi bem sucedida e assim, esta segunda edição fica adiada para uma data indefinida. 

Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês

Perdidas na imensidão granítica da Serra do Gerês, as Minas dos Carris representam um património de memórias esquecidas pelo Homem.

Reduzido a um belo conjunto de ruínas que têm como companhia a solidão da montanha e os gelos do Inverno, este já foi um lugar de vida de onde se tirava o volfrâmio das entranhas da Terra.

Para lá destas ruínas jazem lutas pela posse da terra, histórias de mineiros, vivências de um dia a dia de sacrifício e imposições que levaram a uma singularidade deste lugar em todo o Portugal.

Infelizmente esta era uma história por escrever e foi esse o desafio que há já vários anos lancei a mim próprio. Aos poucos fui conseguindo juntar as peças de um puzzle e limpando a poeira de um quadro que cada vez se tornava mais fascinante.

A região é áspera e dura, assim como era a vida daqueles que durante muitos anos lutaram por tirar da terra o parco sustento ou a fugaz fortuna para quem nada tinha e que do dia para a noite conheceu a riqueza no alto de um apogeu endinheirado, mas pronto para o mergulho de volta na mais vil miséria.

Nos nossos dias, as Minas dos Carris encontram-se em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma área protegida que para além de salvaguardar as riquezas naturais de uma região poderia ter feito mais pela riqueza de um património que se perde a cada dia que passa.

Desde a sua criação em meados dos anos 40 com a presença da Alemanha Nazi, passando pelo seu ponto alto nos 50 com a formação de um complexo mineiro socialmente avançado, passando pelo seu declínio e ressurgimento nos anos 70, até ao seu fecho irrevogável em finais dessa década, o livro ‘Minas dos Carris – Histórias Mineiras na Serra do Gerês’ constituí um esforço individual de investigação de mais de sete anos por entre arquivos, milhares de quilómetros percorridos a pé, contactos pessoais e ligações além mar que me permitiram reunir um vasto espólio de memórias escritas e milhares de fotografias que retratam todas as épocas das Minas dos Carris. Todas elas encontram-se agora neste livro.

Este emocionante trabalho individual pretendeu acima de tudo ir explorando a cada nova descoberta a história daqueles que do nada transformaram a desolação granítica da Serra do Gerês num local de vida, mas também fazer ver com essa história o quanto temos de preservar na nossa memória colectiva.

1 comentário:

Fernando Carneiro disse...

Olá Rui. Infelizmente não tive oportunidade na altura de comprar um exemplar. Fico aguardar uma outra oportunidade que estou certo de que vai surgir. Parabéns pelo trabalho realizado! Abraço.