sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O interior das Minas dos Carris


Do grande espólio fotográfico relacionado com as Minas dos Carris, apenas três fotografias nos mostram como era o interior desse complexo mineiro nas diferentes épocas de lavra.

Certamente que todos nós podemos imaginar como seria o interior dessas minas. Um local frio e escuro onde a humidade amolece os ossos. As fotografias não nos mostram essas sensações e certamente retratam momentos um tanto ou quanto ensaiados na pose dos elementos que delas fazem parte.

Poderão haver outras fotografias, mas estas, e até ao momento, são as únicas que nos mostram as profundas galerias da Mina do Salto do Lobo, a principal concessão das Minas dos Carris.

A fotografia em cima mostra Alexander Schneider-Scherbina que observa o filão Salto do Lobo nas Minas dos Carris. Na fotografia em baixo mostra três trabalhadores antes de entrarem no elevador do poço mestre do Salto do Lobo. No centro está o Eng. Virgílio de Brito Murta que mais tarde viria a ocupar o cargo de Director Técnico das concessões mineiras dos Carris. A fotografia mais em baixo mostra um aspecto dos trabalhos mineiros no interior de uma galeria.



Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: