quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Recordando 'Brufe e as lendas dos lobisomens'


Olhando para trás no blogue achei interessante este texto escrito em Março de 2012 e no qual tentava explicar a origem do topónimo 'Brufe' na Serra Amarela...

Há uns dias atrás um amigo meu falou-me de um livro no qual era referido, se não me engano, que Brufe era «famosa» pelas lendas sobre lobisomens. Achei curiosa a história e recorrentemente tenho pensado neste assunto. Juntando algumas pontas e histórias soltas, fui elaborando alguns pensamentos que aqui partilho.

A Serra Amarela e a Serra do Gerês foram, e ainda são, local de habitat de lobos daí o facto de ser rica a convivência entre este animal e o homem ao longo da história, apesar de sempre em detrimento de um deles. Por toda a serra, tanto no Gerês como na Amarela, são vários os testemunhos desta «convivência» com os diversos fojos de lobo que hoje são (felizmente) apenas memórias de tempos idos... se bem que a convivência continua pouco pacífica muito à custa de uma cultura enraizada à custa de serões e muitos pregões.

Como muitos sabem, a origem dos povos serranos, nomeadamente da zona de Terras de Bouro, é por vezes apontada como sendo oriunda de terras germânicas, nomeadamente com os Búrios que em épocas longínquas se terão instalado naquelas paragens. Assim sendo, parece-me legítimo que muitas das aldeias e lugares da zona Oeste da Serra Amarela e da Serra do Gerês possam ter sido originados a partir de certas tribos que se tenham separado do grupo original.

Porém, onde em toda esta equação entram Brufe e os lobisomens? Na língua germânica 'wolf'' significa 'lobo'. Por outro lado, as terras do centro e do leste da Europa são ricas em lendas de lobisomens, vampiros e bruxas, e parte dessa cultura poderá ter sido certamente trazida pelos longínquos antepassados burienses para as paragens da Amarela e do Gerês. Ao longo dos tempos, o termo 'wolf' poderá ter-se alterado originando o termo 'Brufe', pois aqueles, ao chegarem a estas paragens, encontraram uma montanha onde o lobo dominava e onde as suas lendas e histórias seculares encontravam reflexo numa paisagem agreste onde o lobisomem começou a dominar as histórias e as lendas daqueles locais.

É só uma teoria, nada de mais...

Uma pequena nota: pesquisando sobre as origens de Brufe deparamo-nos com a definição "Do baixo-latim [Villa] Berulfi , 'a quinta de Berulfo' (http://www.infopedia.pt/toponimia/Brufe. Assim, qual o significado de Berulfo? Mais uma pesquisa e obtemos "O mesmo que Bernulfo", isto é "Forma germânica: "bern: urso, Ulf: lobo". Alemão: Bernulf." (em http://www.animakut.com/significado-dos-nomes/origem-dos-nomes/bernulfo).

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)


Sem comentários: