quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Carris - O porquê de um nome?


Muitas vezes me perguntam o porquê deste nome. É uma pergunta clássica, porque é que um lugar no meio de uma serra tem o nome de "Carris"? Bom, a explicação pode parecer simples se previamente soubermos que perto desse lugar (um dos pontos mais altos da Serra do Gerês) existiam umas minas de volfrâmio. A ligação é quase instantânea, chama-se Carris por causa dos carris dos vagões de minério! Nada mais errado!

É legítimo perguntar porque é que está errada esta associação? Bom, pelo simples facto de que o orónimo "Carris" já existir nesse lugar muito antes do primeiro pedido de direitos de concessão para a exploração de minério levado a cabo por Domingos da Silva a 24 de Junho de 1941. Este pedido refere-se a uma zona denominada Salto do Lobo. Entretanto, a 11 de Julho de 1941, José Maria Gonçalves de Freitas faz solicitação semelhante para uma zona que denomina como "Carris e Salto do Lobo". Fica assim provado que o orónimo "Carris" é anterior à exploração mineira naquela zona.

Bom, então qual a sua origem? Uma explicação é dada no livro "Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês". Segundo a "Grande Enciclopédia Portuguêsa e Brasileira" numa edição da Página Editora, Vol. VI (Bindel Publishing Corporation), define-se 'carril' como "...caminho estreito; carreiro, atalho, senda, vereda: «habituados, nas suas contínuas correrias, a discorrerem pelos atalhos e carris das montanhas», Herculano, Eurico, cap. 16, p. 230. (...)". Também Alves Redol se refere a 'carril' na sua obra Gaibéus: «Esfalfadas, a arfar, as velhas arrastavam os pés, querendo acompanhar as outras, e levantavam poeira do carril como rebanho de volta à malhada», tal como é citado no "Dicionário da Língua Portuguêsa Contemporânea", numa edição da Academia de Ciências de Lisboa e da Editora Verbo em 2001, que o define também o termo como "...um caminho estreito; carreiro."

Assim, e sendo aquela zona um lugar de passagem entre as aldeias e lugares Trás-os-Montes e do Minho, é natural que a designação de "Carris" para aquele lugar se venha a dever à existência de vários caminhos de pé-posto que por ali passam desde os tempos mais remotos. Basta um passeio pelos altos serranos para constatar a existência de inúmeros caminhos, carris, naquela zona.

Uma outra explicação foi dada através da presença dos dois filões de volfrâmio à superfície. No entanto, parece que esta explicação poderá vir a reboque da própria exploração mineira, o que mais uma vez não fará sentido, pois um mapa de finais do Século XIX mostra já o orónimo 'Carris' nos píncaros mais elevados da Serra do Gerês.

Como curiosidade pode-se referir que 'Carril' é uma variedade ou casta de pêra minhota, no entanto nunca tive conhecimento da existência ou abundância de tal fruto nos altos da Serra do Gerês!!!

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: